Xico Gaivota (Ricardo Ramos)
In at the Deep End Orca

É quase impossível ignorar os factos e as implicações do aquecimento global na mudança climática hoje. Ao lidar com esse assunto e com o objetivo de interpretar o que ele significa e suas implicações, não há melhor maneira de fazê-lo como expressarmo-nos através da arte. Um dos temas da Bienal de Veneza de 2019, fez exatamente isso exibindo um número de artistas e países. A exposição da artista mexicana Renata Morales, “Invasor” e “Plastic Reef” de Federico Uribe, foram uma gota no oceano, tanto quanto a criação de consciência sobre este assunto.
Fundamentalmente, a arte reciclada é sobre o reaproveitamento de materiais e conservação da natureza. Há uma mensagem subjacente na arte reciclada. A chave é reciclar, mas ao mesmo tempo a mensagem que esta arte envia são as consequências dos danos que estamos a infligir ao nosso planeta.
In at the Deep End é uma exposição que foca numa obra de arte específica do artista Ricardo Ramos. Enquanto nós, espectadores, apreciamos esta escultura, devemos nos questionar se alcançamos o ponto de não retorno ou se ainda há esperança?
“Orca” é uma expressão da relação muito especial que Ricardo compartilha com o mar, do seu desejo de reinventar esse plástico regurgitado e de reutilizar materiais para criar algo novo. Sua criatividade e talento, assim como sua paixão, transcendem suas obras e ele é capaz de nos trazer a arte que prezamos e valorizamos e será uma lembrança do que está a acontecer com o mundo.
Ana Maria Catarino-Doria
Domingo a quinta, das 15h às 3h, sexta e sábado, das 16h às 4h
Ficha técnica:
Curadoria de Ana Maria Catarino-Doria
Local:
Seg a dom, 14h30 - 03h
Áreas de jogo, 15h-03h
Encerra a 24 de dezembro