Rehearsal for a Sicilian Tragedy

Exibição do filme de Roman Paska

cinema
20 maio 2019
19h00
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rehearsal for a Sicilian Tragedy

Em Rehearsal for a Sicilian Tragedy, o ator John Turturro leva-nos numa viagem à Sicília, a sua terra materna. Ao mesmo tempo que investiga as tradições culturais em desaparecimento, é acolhido por Mimmo Cuticchio, um dos poucos mestres que restam do teatro de marionetas siciliano, Opera dei Pupi, que o inicia nesta arte de marionetas impar e singular da Sicília.

A Sicília não é estranha à tragédia e às histórias trágicas, tendo sofrido inúmeras conquistas na sua longa história. Como ouvimos no início do filme, o siciliano não pensa nas coisas boas que a vida pode trazer, mas no mal. Dividido em três partes (Cinza, Argila e Sal), Paska dá aos espetadores um olhar da rica história das marionetas sicilianas, acompanhando John Turturro, enquanto este aprende com Mimmo Cuticchio. Paska intercala a investigação de Turturro da sua ascendência cultural com segmentos da sua relação com Cuticchio, e os seus esforços de preparar o projeto de um futuro filme.

Filmado durante os preparativos do Dia dos Mortos, este documentário mágico e realista foi realizado pelo colaborador de longa data de Turturro, Roman Paska, ele próprio um marionetista de renome mundial. O filme de Paska é, simultaneamente, uma homenagem à arte de contar histórias, e o retrato de uma Sicília pouco conhecida do mundo exterior, transportando os espetadores para um outro mundo, intemporal.

Ficha técnica:

Roman Paska, realização; Roman Paska e John Turturro, argumento; John Turturro, Andrea Camilleri, Mimmo Cuticchio, Donatella Finocchiaro, Gioacchino Lanza Tomasi di Lampedusa e Vincenzo Pirrotta, interpretação.

Local: