Este evento já ocorreu.

Quem toca seus males espanta

Colheres de pau e panelas marcam o ritmo na Passagem de Ano

música
26 dezembro a 31 dezembro 2020
vários horários
Quem toca seus males espanta

Com muita esperança para 2021, a EGEAC lança um desafio para a meia-noite de 31 de dezembro: tocando inesperados instrumentos a partir de utensílios de cozinha e de outros objetos domésticos, num festejo inspirado na antiga tradição de bater tampas de panelas à janela para afugentar os maus espíritos do ano que passou, todos estão convidados a criar um momento musical único, a partir de suas casas.

Como inspiração, entre os dias 26 e 30, serão partilhados, nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, pequenos vídeos com convidados especiais. A cantora Aurea e os apresentadores Catarina Furtado, Fernando Mendes, Filomena Cautela e João Baião mostram instrumentos domésticos e, com o apoio do maestro Cesário Costa e do percussionista Marco Fernandes, ajudam a encontrar o ritmo certo. No dia 31, a partir das 15h, nas redes sociais, será revelada a apresentação conjunta destas cinco figuras públicas ­– em jeito de ensaio geral para a passagem de ano e de convite para que todos façam o mesmo em suas casas.

Com colheres de pau, panelas, baldes e até frigideiras, a ideia é afugentar 2020 com um grande festival doméstico de música que contagie todos ao soar das doze badaladas. Quem quiser pode partilhar as suas atuações (e, também, os eventuais ensaios) através das redes sociais (Facebook e Instagram Cultura na Rua) ou do e-mail info@culturanarua.pt, porque será prepararada uma surpresa no final.