‘Parsifal’ de Richard Wagner
Concerto de Páscoa

Parsifal, a derradeira obra de Richard Wagner, estreou-se no Bayreuth Festspielhaus em julho de 1882. Com libreto largamente extraído do poema épico do século XIII da autoria de Wolfram von Eschenbach, a ópera narra a demanda do Santo Graal por Parzival, um dos cavaleiros do mítico Rei Artur.
Wagner concebeu a ópera em abril de 1857, completando-a apenas 20 anos mais tarde. Devido ao seu simbolismo declaradamente cristão, Wagner descreveu Parsifal não como uma ópera, mas como uma “Bühnenweihfestspiel”, ou seja, uma “Representação Teatral Sacro-Festiva”. Parsifal estreou-se em São Carlos quase 40 anos após a sua estreia em Bayreuth, tendo a última representação ocorrido em 1980.
Regressa agora em versão de concerto (excertos do I ato e III ato completo) ao São Carlos, assinalando outros dois regressos: o do maestro Graeme Jenkins e o do tenor Erin Caves, ambos participantes no Tristan und Isolde da Temporada 2016/2017. Eis a celebração ideal para o tempo de Páscoa.
Erin Caves Parsifal
Ante Jerkunica Gurnemanz
Michael Kraus Amfortas
Graeme Jenkins direção musical
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular Giovanni Andreoli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular Joana Carneiro
14 € a 23 €
Local:
Bilheteira São Carlos
Telefone: (+351) 213 253 045 / 046
(dias úteis, a partir das 13h)
Email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
todos os dias da 14h até às 23:30.