200 Anos de César Franck
Orquestra Sinfónica Portuguesa

Compositor, pianista, organista e professor, César Franck (1822-1890) foi uma das mais importantes figuras da vida musical francesa do seu tempo. Nascido em Liège, naturalizou-se francês para poder ser professor no Conservatório de Paris, onde, a partir de 1872, teve uma impressionante galeria de alunos (d’Indy, Chausson, Vierne e Duparc). Foi depois dessa data que escreveu as obras que constituíram o seu legado. O programa centra-se inteiramente nessa produção que espelha a linguagem harmónica do Romantismo tardio.
De realçar duas importantes composições para piano e orquestra em que se têm destacado grandes intérpretes: Les djinns (1883-84) e Variações sinfónicas (1885). Será solista António Rosado, nome incontornável do pianismo português.
A Sinfonia em Ré menor (1886-88), a única sinfonia que escreveu, foi mal recebida. Aos que clamavam por um «programa», Franck terá respondido que, aqui, oferecia «apenas música, nada mais do que música pura».Os seus amigos e alunos recordaram-no como «homem de grande humildade, simplicidade e conhecimento». Em agosto de 1885, foi-lhe conferido o grau de Chevalier de la Légion d’Honneur.
Programa
César Franck (1822-1890) Sinfonia em Ré menor
César Franck Les djinns, FWV 45, poema sinfónico para piano e orquestra K 012
Ficha técnica:
Piano - António Rosado
Direção musical - Antonio Pirolli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
18 € a 30 €
Local: