Este evento já ocorreu.

O que quero ver

'Ser e Ter' + 'The Celluloid Closet'

cinema
14 janeiro a 31 janeiro 2022
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
O que quero ver

O que quero ver, rubrica que exibe os filmes escolhidos pelos espectadores da Cinemateca, apresenta em janeiro dois documentários que tiveram uma enorme visibilidade nas salas de cinema em todo o mundo.

5 jan: 21h30

ÊTRE ET AVOIR
Ser e Ter

De Nicolas Philibert

França, 2002 -104 min | legendado eletronicamente em português | M/12

Um documentário que constituiu um inesperado sucesso de bilheteira internacional, e que nos conta a vida e as experiências educativas de um professor e dos seus alunos numa região rural da França ao longo de um ano letivo. A passagem das estações do ano e os pequenos rituais escolares marcam o ritmo contemplativo de um documentário construído em modo observacional e capaz de dar conta da complexidade deste pequeno mundo e da relação entre as crianças e os adultos que zelam pela transmissão de saberes e pelos processos de socialização numa determinada comunidade.

31 jan: 21h30

THE CELLULOID CLOSET

De Rob Epstein, Jeffrey Friedman, com Lily Tomlin

Estados Unidos, 1995 – 82 min | legendado eletronicamente em português| M/12

Baseado no famoso livro de 1981 do escritor e ativista Vito Russo, The Celluloid Closet é um documentário tão divertido como aprofundado que retrata o modo como a opinião pública sobre a homossexualidade foi moldada pela indústria cinematográfica desde a sua origem. Através de extratos de filmes e histórias e reflexões de figuras importantes de Hollywood, os realizadores Rob Epstein e Jeffrey Friedman analisam e descodificam as duplas leituras presentes numa dialética visibilidade/invisibilidade e na progressão da sensibilidade homossexual reprimida pelo cinema norte-americano. Primeira exibição na Cinemateca.

Local: