O cinema italiano sem sair de casa!

12 semanas, 12 filmes

cinema
17 abril a 3 julho 2020
O cinema italiano sem sair de casa!

O Instituto Italiano de Cultura disponibiliza gratuitamente, todas as sextas-feiras, a partir de 17 de abril e durante 12 semanas, o acesso a um filme italiano através da plataforma Filmin, em colaboração com A Festa do Cinema Italiano. O link fica ativo das 00:00:00 de Sexta-feira até às 23:59:59 de Sábado.

17 abril

Se Deus Quiser (seguir aqui as instruções para ver o filme)

De Edoardo Falcone, com Marco Giallini, Alessandro Gassmann, Laura Morante, Ilaria Spada, Edoardo Pesce

Comédia | 2015 | Duração: 87 min

Língua: Italiano | Legendas: Português

Tommaso é um respeitado cirurgião que entra em crise quando o seu filho, estudante de medicina, anuncia que quer ser padre. A figura que inspira essa súbita vocação é o carismático Don Pietro. Tommaso não tem outra hipótese que não aproximar-se dele na esperança de descobrir os segredos mais íntimos deste padre pouco convencional. Uma comédia cheia de surpresas que fala de religião, da necessidade de voltarmos a ter uma relação direta e humana com a nossa fé e dos preconceitos que às vezes nos impedem de descobrir a verdade.

24 abril

Em Guerra por Amor (seguir aqui as instruções para ver o filme)

De Pierfrancesco Diliberto (Pif), com Pif, Andrea Di Stefano, Sergio Vespertino, Maurizio Bologna, Miriam Leone

Comédia | 2016 | Duração: 99 min

Italiano | Legendas: Português

Nova Iorque, 1943: em plena Segunda Guerra Mundial, Arturo e Flora vivem uma complicada história de amor. Para conseguirem dar o nó, Arturo tem de obter a aprovação do pai de Flora, que vive numa pequena aldeia da Sicília. Só há um problema: a ilha está em guerra… O jovem só tem uma forma de lá chegar: alistar-se no exército americano que está prestes a desembarcar na carismática ilha italiana. Depois do sucesso de A máfia só mata no verão, Pif, uma das personagens da televisão italiana mais conhecidas e apreciadas, regressa com mais uma irónica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia.

1 maio

The Place (seguir aqui as instruções para ver o filme)

De Paolo Genovese, com Valerio Mastandrea, Marco Giallini, Alba Rohrwacher, Vittoria Puccini, Rocco Papaleo, Silvio Muccino, Silvia D’Amico, Alessandro Borghi, Sabrina Ferilli, Giulia Lazzarini

Drama | 2016 | 105 minutos

Italiano | Legendas: Português

Um homem misterioso, sentado à mesa de um bar, espera calmo pelos seus clientes e pergunta: “O que serias capaz de fazer para realizar os teus sonhos e obter o que desejas?” Nove personagens respondem sem saber até onde a própria escolha poderá levá-los. Depois do sucesso internacional de Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte, Paolo Genovese volta a explorar com este empolgante drama o lado oculto da alma humana, os seus segredos mas também os seus inesperados recursos.

8 maio

Algo de Novo (seguir aqui as instruções para ver o filme)

De Cristina Comencini, com Paola Cortellesi, Micaela Ramazzotti, Eduardo Valdarnini, Eleonora Danco

Comédia | 2016 | 93 minutos

Italiano | Legendas: Português

Lucia e Maria são duas amigas que se conhecem desde sempre mas que não poderiam ser mais diferentes uma da outra. Lucia já não quer saber dos homens, Maria não consegue viver sem eles. Uma noite cai (finalmente!) na sua cama o homem perfeito: lindo, sensível, cheio de paixão, maduro. Se calhar aquele homem, encontrado por acaso, é mesmo “Aquele” por que todas as mulheres procuram, e assim sendo, que importa realmente a sua idade? Depois de Latin Lover, Cristina Comencini volta a explorar com inteligência e simpatia o mundo feminino.

15 maio

O Fantasma da Sicília (seguir aqui as instruções para ver o filme)

De Antonio Piazza, Fabio Grassadonia, com Julia Jedlikowska, Vincenzo Amato, Sabine Timoteo

Drama | 2017 | 122 minutos

Italiano | Legendas: Português

Numa pequena vila siciliana, Giuseppe, de 13 anos, desaparece. Luna, a sua colega de classe e por ele apaixonada, recusa-se a aceitar o seu misterioso desaparecimento. Para encontrá-lo, está disposta a ir até ao mundo sombrio que o engoliu. Só o seu amor indestrutível será capaz de o trazer de volta.

22 maio
Made in Italy (seguir aqui as instruções para ver o filme)

De Luciano Ligabue, com Stefano Accorsi, Kasia Smutniak, Fausto Maria Sciarappa

Drama | 2018 | 104 minutos

Italiano | Legendas: Português

Riko é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte. Está preso a um emprego que não lhe permite sustentar a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. O seu recurso especial são os amigos, que o ajudam a enfrenta qualquer dificuldade. Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental se tornou banal, Luciano Ligabue, famoso músico italiano, conta uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo.