Nuno Cera

Luzes distantes

artes
9 novembro 2022 a 13 março 2023
vários horários
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Nuno Cera

As transições energética e digital que nos últimos anos marcaram o território de Sines, as suas infraestruturas e, consequentemente, a sua população, influenciaram e inspiraram a obra do fotógrafo e videoartista Nuno Cera.

Para esta exposição – uma pesquisa artística a olhar para o futuro – ele partilha as suas observações e reflexões, apresentado alguns trabalhos que nascem da relação de Nuno Cera com esta região, ao longo dos últimos 30 anos.

Em 2019, Nuno Cera embarcou num projeto de investigação de duração sobre Sines – a cidade onde ele passou os sempre marcantes anos da adolescência e onde fez a sua primeira aproximação à fotografia. O resultado, Luzes Distantes (2022) consiste numa série de fotografias e uma instalação vídeo sincronizada de dois canais (38 minutos) que também dão o título à exposição e à publicação que a acompanha.

Em sete episódios, o artista conduz-nos a locais que selecionou como protagonistas: a Autoridade Portuária de Sines, a Central da EDP, o Terminal XXI, as refinarias da Galp Energia e da Repsol, a Pedreira, as terras do futuro Data Centre e o EllaLink, em justaposição com paisagens naturais.

 

Quarta a segunda, das 10h às 19h


Ficha técnica:

Curadoria de José Mouro e Julia Albani

Local:

Avenida de Brasília, Central Tejo 210 028 190 http://www.maat.pt

De quarta a segunda, das 10h às 19h