MONSTRA 2019
Festival de Animação de Lisboa

O cinema de animação regressa a Lisboa com a 18.ª edição da Monstra. O programa apresenta 550 filmes, entre longas e curtas-metragens, que chegam de 41 países. A programação inclui ainda filmes históricos, documentários e terror de animação e uma selecção de obras sensuais para maiores de 18 anos.
Na competição internacional de longas são exibidos sete filmes, seis em estreia nacional:
Mirai do japonês Mamoru Hosoda, onde um menino encontra um jardim mágico que lhe permite viajar no tempo.
Tito e os Pássaros é uma produção brasileira de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar e tem como personagem principal uma criança que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo.
Captain Morten and the Spider Queen, um filme de aventuras para toda a família, da autoria de Kaspar Jancis.
Funan, de Denis Do, acompanha a luta de uma mãe que durante a revolução do Khemer Vermelho foi separada do filho.
This Maginficent Cake!, de Marc James Roels e Emma de Swaef, relata a história de cinco personagens que vivem na África colonial, do séc. XIX.
Dilili a Paris, a mais recente longa-metragem de Michael Ocelot, uma história de mistério passada em Paris no período da Belle Époque.
The Tower, de Mats Grorud, dá a conhecer uma jovem que vive num campo de refugiados na Palestina.
Homenagem: Cinema de animação do Canadá
Em 2019 o Canadá é o país homenageado. A Monstra programa 15 sessões dedicadas a obras deste país. Ao trabalho de realizadores como Norman Mclaren, Frédérick Back e Carolin Leaf são dedicadas retrospetivas. A National Film Board Canada, grande produtora de cinema independente canadiana que comemora, este ano, 80 anos é também homenageada com uma retrospectiva.
A BD no Cinema de Animação
A BD está em destaque na Monstra. Neste sentido são exibidas 5 longas-metragens inspiradas nas histórias do marinheiro Corto Maltese. Também a personagem de BD, Tintin, é destacada com a exibição da obra Tintim e os Prisioneiro do Sol (1969), que celebra agora 50 anos desde a sua estreia.
A Magia dos Estúdios Aardman
Pela primeira vez em Lisboa realiza-se uma exposição dos estúdios britânicos fundados em 1976, por David Sproxton e Peter Lord (que marcará presença no festival). Ao todo estão em exposição, no Museu da Marioneta, 47 marionetas, 8 cenários, vários storyboards e esquissos. Já é possível visitar a mostra que estará patente até 21 de abril.
Monstrinha
O festival apresenta também um programa dedicado aos mais novos. Pais e filhos podem assistir à antestreia de Corgi e a Rainha, de Ben Stassen que tem como protagonista o cão da Rainha de Inglaterra, ou ao programa de homenagem a Mickey Mouse, exibido na Cinemateca Júnior. Há ainda o Baby Monstra, com sessões para menores de 3 anos e uma programação especial para escolas.
[textos de Ana Figueiredo]
Programação completa aqui
Local:
Cinema City Alvalade
Cinema Ideal
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.