Maya Deren
2 filmes
Maya Deren (Kiev, Ucrânia, 1917 – Nova York, EUA, 1961) trabalhou nas áreas da poesia, dança, coreografia, fotografia e cinema. Depois de fugir da União Soviética por motivos políticos e económicos, estabeleceu-se nos Estados Unidos. Deren estudou jornalismo, literatura e obteve um mestrado em literatura inglesa. As suas obras visuais cruzam o documentário com elementos surrealistas, explorando regularmente as práticas do vodu no Haiti.
1 dez: 19h30
MESHES OF THE AFTERNOON / Armadilhas da Tarde
1943| M/13 | 14’, entre outras curtas de Maya Deren (Duração total: 45’)
De regresso a casa uma mulher adormece e sonha com situações que podem ou não estar acontecer na realidade. Através de imagens repetitivas, onde não existe objetividade de tempo e espaço, os seus desejos sombrios manifestam-se na tela.
1 dez: 20h30
INVOCATION: MAYA DEREN
De Jo Ann Kaplan
1987 | M/12 | 53’
Uma biografia autorizada da carismática cineasta, poetisa e antropóloga apresenta trechos do seu trabalho pioneiro Meshes of the Afternoon e do seu documentário inacabado sobre o Haiti, entrevistas com Stan Brakhage e Jonas Mekas e gravações das suas palestras.
Todos os filmes do Cinema PROSA são exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores
3 €
Local:
prosa@prosacultural.org
De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h | Outros horários: por agendamento.