Mariana Gomes
Indução (A Failed Entertainment #1)
Projeto curatorial de Ana Anacleto desenvolvido em colaboração com a MEEL Press e centrado na apresentação de múltiplos de gravura. Usando o espaço de uma porta (que é também uma montra), na Travessa do Marta Pinto, o projeto apresenta à vez, uma única obra de um/a artista convidado/a a produzir especificamente para o contexto proposto.
O nome do projecto A Failed Entertainment cita o título provisório que David Foster Wallace atribuiu ao seu romance maior, datado de 1996 (e cujo título oficial é The Infinite Jest).
Socorrendo-se da natural desaceleração e demora implicada nos processos tradicionais de produção da gravura e na complexidade da construção dos projetos assente numa articulação cuidada e intensa entre curadora e artista, A Failed Entertainment procura posicionar-se como que no reverso da atualidade, nessa dobra do real que permite contrariar a tendência de um mundo dominado pelo digital e por uma perseguição obsessiva do entretenimento.
Sob o título Indução, Mariana Gomes convoca um território de formas e referências que fazem habitualmente parte do seu universo criativo, apropriando-se não exactamente de uma imagem pré-existente, mas de uma ideia pré-existente: a possibilidade de criação de portais para acesso a universos paralelos. Com um conjunto de gestos simples e rápidos, assumidos na sua relação direta com a matriz de cobre, Mariana cita, por um lado, os sistemas de tele-transporte ou desmaterialização que encontramos no universo literário e cinematográfico da ficção científica, e por outro os processos de transmissão e transformação energética próprios de cosmogonias ancestrais.
Terça a sábado, das 14h às 18h
Ficha técnica:
Curadoria de Ana Anacleto
Local: