Este evento já ocorreu.

Mala-Posta assombrada

Dia de Halloween

ciência
30 outubro 2021
15h00
Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações
Mala-Posta assombrada

Alguém sabe o que é a Mala-Posta?
Foi o primeiro sistema regular de transporte do correio no final do séc. XVIII e início do séc. XIX. Para além do correio, a carruagem da mala-posta também transportava passageiros, normalmente burgueses, e ainda algum estudante que aproveitasse a boleia para a Universidade de Coimbra.
A deslocação da carruagem da mala-posta demorava cerca de 40h entre Lisboa e Coimbra, pelo que havia a necessidade de fazer uma paragem ao longo do percurso, nas então chamadas estações de muda. Aí pernoitavam os passageiros e fazia-se a troca dos cavalos que puxavam a carruagem.
Nessa altura, os perigos ao longo do caminho eram iminentes, com bandos que tentavam assaltar a carruagem para roubar os pertences da burguesia ou alguma correspondência importante.
Isto passou-se há muitos, muitos anos…, mas no próximo dia 30 de outubro, no dia de Halloween, a exposição da mala-posta vai viver mais um desses grandes perigos. Algo terrível aconteceu e ninguém sabe quem são as personagens assustadoras que invadiram a estação de muda. O que se terá passado? Terão cometido um crime? Terá sido o Feitor, o Postilhão, o Sota ou a Cozinheira Maria?
Quem quer ajudar a desvendar este mistério?

Famílias com crianças a partir dos 6.

Inscrição através de museu@fpc.pt



7,5 € - participante

Local: