Este evento já ocorreu.

Louis Malle – O Rebelde Solitário

cinema
2 novembro a 30 novembro 2022
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Louis Malle – O Rebelde Solitário

A Festa do Cinema Francês apresenta uma retrospetiva dedica ao realizador Louis Malle (1932-1995), em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, e que cobre quatro décadas da carreira do realizador, permitindo conhecer, ou rever, cerca de 30 títulos da sua extensa filmografia.

Louis Malle começou a carreira como ajudante de Jacques Cousteau, com quem realizou o documentário O Mundo do Silêncio (1956), o primeiro filme submarino comercializado e que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A estreia a solo na realização deu-se em 1958 com Os Amantes, uma obra icónica da sua carreira, protagonizada por Jeanne Moreau, e que escandalizou meio mundo pela liberdade e ousadia com que Malle se atreveu a filmar o adultério e uma cena de sexo, nunca antes vista em cinema.

Com um trabalho bastante frutífero, Malle realizou ao longo da sua carreira 19 longas de ficção e vários documentários (Calcutta, Place de la République), curtas documentais (Bons Baisers de Bangkok, Vive le Tour) e ainda uma minissérie para a televisão francesa sobre a Índia, intitulada L’ Inde Fantôme.

Depois de Relações Proibidas (1992), que realizou em Londres, Malle termina a sua carreira em Nova Iorque, com um filme de teor quase experimental, Vanya, 42e Rue (1994), em que capta num teatro em ruínas, uma leitura/encenação da obra Tio Vânia de Anton Tchékov.

Programa integral aqui.

Local: