Loops.Lisboa 2019

Festival Temps d'Images

artes
12 dezembro 2019 a 2 fevereiro 2020
vários horários
Museu do Chiado
Loops.Lisboa 2019

A edição de 2019 do Loops.Lisboa irá apresentar uma exposição dos loops Anémic Cinéma (1926), de Marcel Duchamp, e Good Boy Bad Boy, de Bruce Nauman, no Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Programa

Good Boy Bad Boy

Bruce Nauman

1985, 18’
Concebida como uma afirmação moral didáctica, a instalação usa dois actores, Joan Lancaster e Tucker Smallwood, apresentados num plano de close-up, como apresentadores, em dois monitores separados. Cada um recita um comentário de cem linhas sobre a condição humana que inclui passagens como “Fui um bom menino/Foste um bom menino/Fomos bons meninos” e “Odeio/Odeias/Odiamos/Isto é o ódio.” Confrontando directamente o espectador, cada repetição é feita com uma intensidade emocional cada vez maior, alterando a sincronização um com o outro.
Da Colecção Tom van Vliet.

Anémic Cinéma

Marcel Duchamp

1925-1926, 7’05’’
Este filme dada característico de Marcel Duchamp consiste numa série de trocadilhos visuais e verbais, com frases sem sentido inscritas em padrões em espirais rotativas, criando um efeito quase hipnótico.
“A provocação pensada e ofensiva é uma das formas possíveis de interpretar os dez discos ópticos e os trocadilhos correspondentes exibidos no filme. O jogo de palavras com silogismos em Francês colide com as ilusões ópticas que sobressaem e se retraem nas esferas rotativas. Julien Levy deu o nome “Spirals” ao filme e exibiu-o repetidamente na sua galeria de arte durante os anos 30 do século XX.” – Bruce Posner

Local:

Rua Serpa Pinto, nº 4, 1200-444 Lisboa