Loló Soldevilla
Parisian collages from 1953 to 1970

A exposição reúne um grupo de colagens realizadas por Loló Soldevilla em Paris até 1956 ou enviadas pela artista, entre 1957-1970, para os seus amigos e galerias locais. As obras apresentadas na exposição Loló Soldevilla: Parisian Collages from 1953 to 1970 abrangem praticamente todo o período criativo da artista, até ao seu desaparecimento repentino em 1971.
Todos estes aspetos são explorados em profundidade no ensaio publicado no catálogo que acompanha a exposição. Escrito por Rafael DiazCasas, o texto contextualiza historicamente a obra e fornece pistas para uma compreensão mais ampla das Collages, sobre as quais a artista se exprime num texto de 1957, afirmando: As colagens…têm sido uma prática desde épocas remotas – pintores japoneses…utilizaram-nas como testemunho de alegria, transformando-as num jogo pictórico; os contemporâneos fazem-nas para ‘avaliar’ á priori a obra que vão realizar mais tarde.
Mas uma colagem bem estruturada…está reservada neste século [para] elevar uma arte menor, concedendo-lhe direitos semelhantes a qualquer outra técnica artística…Um elemento cuidadosamente escolhido…pode adquirir sentido plástico se nele infiltrarmos os valores estéticos que moldam no conjunto uma ideia suprema.
Terça a sexta, das 11h às 13h/14h às 19h, sábado, das 14h às 19h
Visita guiada, 14 janeiro, às 16h
Local: