Liberdade – Portugal, Lugar de Encontros

artes
8 fevereiro a 10 maio 2024
vários horários
UCCLA - União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa
Liberdade – Portugal, Lugar de Encontros

A exposição pretende dar voz à expressão artística propiciada pela conquista da Liberdade em Portugal. Com o 25 de Abril de 1974 e o fim da Guerra Colonial criaram-se condições para uma multiplicidade de encontros.

Na seleção curatorial de João Pinharanda são-nos apresentados 28 olhares artísticos contemporâneos, oriundos dos países que se expressam oficialmente em língua portuguesa. Estes artistas têm em comum o facto de terem tido ou ainda terem em Portugal um lugar de encontro e trabalho, que pode não ser central nem determinante no seu olhar, mas que não deixa de ser um laço, com a restante realidade artística.

A mostra assume-se como uma exposição de cruzamentos e de encontros, daqueles que partiram e regressaram, dos que chegaram e ficaram, ou partiram de novo, ou nunca mais regressaram…

Mas todos eles olharam para Portugal e registaram um encontro em imagens; ou olharam, a partir de Portugal, para os seus próprios mundos. Fizeram-no com Liberdade criativa e crítica, oferecendo-nos peças de um puzzle que outros artistas completarão e que nós próprios somos chamados a completar.

 

 

Segunda a sexta, das 10h às 18h


Ficha técnica:

Artistas: Abraão Vicente, Alfredo Cunha, Ana Marchand, Ângela Ferreira, António Ole, Carlos Noronha Feio, Cristina Ataíde, Emília Nadal, Eugénia Mussa, Fidel Évora, Francisco Vidal, Gonçalo Mabunda, Graça Morais, Graça Pereira Coutinho, Herberto Smith, Joana Vasconcelos, José de Guimarães, Keyezua, Manuel Botelho, Mário Macilau, Nú Barreto, Oleandro Pires Garcia, Pedro Chorão, Pedro Valdez Cardoso, René Tavares, Vasco Araújo, Vhils (Alexandre Farto) e Yonamine

Curadoria de João Pinharanda

Local: