João Cristóvão Leitão
Em busca de averróis

Imagens do arquivo de família de João Cristóvão Leitão lembram-lhe um texto de Borges. Pouco a pouco, transforma Averróis no seu avô, o seu avô em Borges e Borges em si (João). Neste movimento, torna-se cada vez mais difícil olhar para qualquer um deles sem, também, entrever todos os outros.
Este vídeo-instalação nasce do encontro de João Cristóvão Leitão com imagens do seu arquivo de família. Nele, inúmeras imagens revelam a copresença da criança que foi com um indivíduo que mal chegou a conhecer: o seu avô Aníbal. Ao olhar estes fragmentos de realidade, apercebe-se de que, por mais esforços que faça, é incapaz de lembrar a textura da sua voz. É, então e no repetir deste exercício de resgate invariavelmente fracassado, que descobre, não sem alguma melancolia, que poucas ou nenhumas são as memórias – pessoais, diretas e não mediadas – que guarda deste homem, ao qual, segundo lhe dizem, muito se assemelha.
Não obstante, quanto maior é a consciência da sua ignorância em relação a este incógnito sujeito, maior é a vontade que em si surge de o tornar familiar e íntimo; maior é a vontade que em si surge de tornar esta figura o centro de toda uma investigação artística.
Terça a sábado, das 14h às 19h
Local: