Ingeborg Lippman e Peter Collins

Ventos de liberdade

artes
16 abril a 19 maio 2024
vários horários
Museu do Oriente
Ingeborg Lippman e Peter Collins

Na madrugada de 25 de Abril de 1974, militares vindos de diversos regimentos rumaram em direcção ao Terreiro do Paço para cumprir uma das mais belas histórias que existe na memória do país: acabar com 48 anos de ditadura e instituir a democracia em Portugal.

A exposição Ventos de liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmnan e Peter Collis revela imagens inéditas de dois fotojornalistas estrangeiros que acompanharam o pulsar daqueles tempos.

Ao serviço do The Times, o britânico Peter Collis realizou a cobertura de diversos acontecimentos da vida política portuguesa e colaborou com a prestigiada revista americana Time. Na altura, a fotojornalista alemã Ingeborg Lippmann já se encontrava a viver em Portugal, onde era correspondente do jornal The New York Times. Mais do que a Revolução, interessava-lhe as revoluções que Abril tornaria possíveis.

Peter Collis congela fotograficamente um país em transe. Os portugueses, que tinham sido aconselhados a não saírem de casa, ignoraram as ordens para gritarem ao mundo que a Revolução também lhes pertencia. A câmara de Peter Collis capta também os principais protagonistas da cena política da época.

Ingeborg Lippmann regista a paisagem humana no Alentejo, no contexto da Reforma Agrária; fotografa as cidades; retrata o país rural, demonstrando que a sua obra surge de alguém que, apesar da nacionalidade alemã e de ter vivido nos Estados Unidos, já conhecia e se interessava pela cultura portuguesa. E sempre com a objetiva mais focada nas mulheres.

Estas fotografias foram depositadas na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, que organizou e preservou o arquivo dos dois fotojornalistas, que é agora revelado.

 

 

Terça a quinta, sábado e domingo, das 10h às 18h, sexta, das 10h às 20h


Local:

Avenida Brasília, Doca de Alcântara 213 585 200 https://www.foriente.pt/