In Memoriam Sean Connery

cinema
4 janeiro a 30 janeiro 2021
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
In Memoriam Sean Connery

Desaparecido aos 90 anos, Sean Connery não foi só um dos mais populares atores do último meio século, foi também um ator que conservou essa popularidade durante muito mais tempo do que é habitual. Naturalmente, a sua encarnação de James Bond, o agente secreto criado por Ian Fleming, foi um marco – para a carreira de Connery, e para a carreira cinematográfica de 007.

Mas não se pode resumir a 007 a carreira deste ator que, como tantos outros britânicos (Connery era escocês, de ascendência irlandesa) começou no teatro, e teve alguns papéis em cinema a partir do final dos anos cinquenta. Esteve nalguns singulares filmes, ingleses e americanos, dos anos setenta e oitenta, mas, depois de deixar definitivamente a saga de Bond, seria no final da década de oitenta que a sua carreira ganharia um surpreendente segundo fôlego. Foi ator de primeira linha do cinema americano durante toda a década de noventa.

A Cinemateca evoca o ator neste programa “in memoriam”, com destaque para alguns dos filmes semi-esquecidos em que Connery participou, como Robin and Marian, The Wind and The Lion ou The Offence.
Programação completa aqui

Local: