In memoriam Jane Birkin
Modelo, atriz e cantora (e também realizadora ocasional), Jane Birkin (1946-2023) deixou a marca suave da sua elegância e sensibilidade na obra de gente tão diversa como Jacques Rivette, Jacques Doillon e Agnès Varda, numa carreira longa que passou por vários países e vários registos de produção sem que ela cedesse na singularidade da sua presença tranquilamente livre. Escolhemos recordá-la no “retrato” que Agnès Varda dela fez em 1987 intitulado Jane B. par Anés V..
Este retrato de Jane Birkin por Agnès Varda nada tem de tradicional ou de “realista”. Pelo contrário, a realizadora declarou não ter feito um “documentaire” (filme) mas sim um “documenteur” (“documentiroso”), ou seja, um retrato de Jane Birkin que oscila constantemente entre o real e o imaginário e no qual a personalidade da retratada se deixa entrever, mas nunca alcançar. O filme também é um retrato indireto da própria realizadora e, como todos os seus documentários, uma reflexão sobre o cinema. (Cinemateca Portuguesa)
Outra obra exibida nesta homenagem é 36 Vistas do Monte Saint-Loup de Jacques Rivette, o seu último filme que realizou já muito doente. O palco (neste caso o de um circo) como o cenário “perigoso” onde tudo se arrisca e tudo se expõe; e, na história de Birkin e Castellito, os “movimentos” amorosos feitos de aproximações e esquivas. Um muito belo fecho de obra e uma das melhores presenças de Jane Birkin no cinema. (Cinemateca Portuguesa)
Programa:
3 out: 19h, 4 out: 19h30
Jane B. par Anés V.
De Agnès Varda
4 out: 19h, 12 out: 19h
36 Vistas do Monte Saint-Loup
De Jacques Rivette
Ficha técnica:
Com Jane Birkin, Serge Gainsbourg, Charlotte Gainsbourg, Philippe Léotard, Jean-Pierre Léaud
França, 1987 – 97 min / legendado em português | M/12
Local: