Histórias de um Império

Coleção Távora Sequeira Pinto

artes
2 julho 2021 a 2 outubro 2022
Museu do Oriente
Histórias de um Império

Histórias de um Império é a primeira exposição integralmente dedicada à Coleção Távora Sequeira Pinto, que documenta as relações artísticas entre Portugal e as culturas do império asiático. Mais de 150 peças, das quais se destaca uma Pedra de Bezoar montada com coral vermelho (Índia e Europa, século XVII), retratam os últimos seis séculos de diálogo permanente entre Ocidente e Oriente, de que resultaram obras de arte e objetos que marcaram ambos os hemisférios.

Evitando uma leitura tradicional, cronológica e geográfica, a exposição revela, em oito núcleos temáticos, a riqueza, a complexidade e a surpreendente beleza da arte produzida nas redes comerciais criadas por Portugal, um pouco por toda a Ásia. Assim, a exposição desenrola-se em oito “histórias”, contadas em conjuntos de obras de origens culturais e materiais distintas: da porcelana chinesa aos marfins de Goa, do mobiliário indiano às delicadas lacas japonesas, numa narrativa visual de grande impacto e exuberância.

A Coleção Távora Sequeira Pinto começou a tomar forma na década de 1980 acompanhando, de forma muito particular, a própria evolução do conhecimento face à cultura material que nos deixaram os contactos culturais estabelecidos com a expansão marítima portuguesa, sobretudo no Oriente. Ao invés de outras coleções focadas no período dos Descobrimentos, geralmente mais especializadas numa ou noutra expressão plástica, esta coleção documenta uma diversidade muito alargada de origens, tipologias e materiais. O diálogo permanente entre o Ocidente e o Oriente, e a subsequente busca por testemunhos materiais, são as principais características identitárias da Coleção Távora Sequeira Pinto.

 

 

Terça a quinta, sábado e domingo, das 10h às 18h, sexta, das 10h às 20h


Ficha técnica:

Curadoria de Nuno Vassallo e Silva

Local: