FILMar: Chegada a Bom Porto

cinema
6 abril a 30 abril 2024
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
FILMar: Chegada a Bom Porto

São as últimas sessões FILMar, e o final do projeto de digitalização do património fílmico que, desde fevereiro de 2020, ocupou a Cinemateca Portuguesa na identificação, preservação, digitalização e difusão de uma cinematografia que se relacionasse com o mar.

Ao longo do mês, apresentaremos um diálogo entre filmes portugueses e noruegueses, a partir de pontos em comum, tanto geográficos como temáticos, mas sobretudo temporais e de abordagem narrativa, apresentando, por um lado, filmes inéditos em Portugal, e obras menos vistas da nossa História recente. No último dia do mês, que será também o último do FILMar, todas as sessões serão de entrada livre, e o dia será completado com vários lançamentos de livros e DVD que ajudarão a fixar o trabalho desenvolvido.

As sessões serão todas comentadas por convidados especiais, e apresentadas em novas cópias digitais, realizadas pela Cinemateca da Noruega e pela Cinemateca Portuguesa no âmbito do programa Cultura dos EEAGrants, neste segundo caso operacionalizado por Património Cultural, I.P. (Cinemateca Portuguesa)

Programação integral aqui

Local: