Festival Punto e Raya
Arte abstrata em movimento

O festival Punto Y Raya – Arte Abstrata em Movimento é um evento bienal, itinerante, dedicado à imagem em movimento abstrata. Tem como missão ser um espaço de reflexão sobre o cinema na ligação com as artes visuais, a música e os estudos multimédia, recuperando o espírito do Cinema Absoluto formulado pelas vanguardas europeias nos anos 1920. A oitava edição acontece em Lisboa.
O festival abre com um programa em parceria com o Festival de Animação de Lisboa, MONSTRA, onde se exibem obras abstratas que exploram diferentes técnicas de animação e abordagens artísticas à ideia de abstração. Ao longo do evento artistas convidados conduzem masterclasses, criam instalações site-specific e performances. Destaque para a alucinatória performance multimédia de Ícaro Pintor que é apresentada no hipnótico cenário da Universidade de Lisboa – Caleidoscópio.
Na secção competitiva participam 104 curtas-metragens, de 33 países. Na programação, para além de grandes nomes da animação experimental internacional, incluem-se entre os nomes portugueses Pedro Serrazina, investigador e realizador premiado, com Shadow of Ourselves – The Sound of Unbelonging, as artistas visuais Maria Constanza Ferreira, com Hillocks e Anabela Costa, com From the Bowels. Destaque também para Things I Have Seen in My Dreams, do músico e compositor João Pedro Oliveira. As sessões são seguidas de um momento de perguntas e respostas com os artistas presentes.
Programa integral aqui
Local:
Centro Académico do Caleidoscópio
Aberto 24 horas, todos os dias