Este evento já ocorreu.

Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense

3.ª edição

cinema
21 outubro a 23 outubro 2021
Centro Cultural de Carnide
Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC) é um evento brasileiro que, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), procura refletir sobre temas socioambientais através da exibição de filmes nacionais e internacionais.

Mais informação aqui

Programa:

21 out: 21h30

MATA

De Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes
Brasil, 2020, 88 min.

Diante do avanço das plantações de eucalipto, um agricultor e uma comunidade indígena colocam-se como resistências e revelam o impacto da monocultura no meio ambiente, em contraposição aos modos de vida tradicionais. O inimigo também pode ser verde.

22 out: 21h30

NŨHŨYÃG MŨYÕG HÃM: ESSA TERRA É NOSSA!

De Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero
Brasil, 2021, 70 min.

Antigamente, os brancos não existiam e nós vivíamos da caça com os nossos espíritos yãmĩyxop. Mas os brancos vieram, deitaram abaixo as matas, secaram os rios e espantaram os bichos para longe. Hoje, as nossas árvores compridas acabaram, os brancos cercaram-nos e a nossa terra é pequenina. Mas os nossos yãmĩyxop são muito fortes e ensinaram-nos as histórias e os cantos dos antigos que andaram por aqui.

23 out: 16h

MOSTRA INFANTIL

Ibiapaba, como nascem às montanhas
De George Alex Barbosa

O Celaticomus
De Marcelo Tannure

Aurora, a rua que queria ser rio
De Radhi Meron

23 out: 21h30

PUREZA

De Renato Barbieri
Brasil, 2019, 101 min., M/14

Inspirado em episódios reais, conta a história de uma mãe, Pureza, que procura o seu filho, Abel, desaparecido após partir para trabalhar na exploração de metais preciosos na Amazónia. Na sua busca depara-se com um sistema de aliciamento e escravatura de trabalhadores rurais. Pureza, arranja trabalho numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal exercido sobre os trabalhadores e a destruição da floresta. Foge e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e a lutar contra um sistema forte e perverso, ela regressa à floresta para registar provas.

Marcação prévia: 931 462 210


Local:

Rua Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz 931 462 210 http://www.jf-carnide.pt