Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 15 de dezembro

cinema
15 dezembro a 21 dezembro 2022
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chega às salas o documentário de Annie Ernaux, prémio Nobel da Literatura 2022, corealizado com o seu filho David Ernaux-Briot. Annie Ernaux – Os Anos Super 8 apresenta uma compilação de diversas gravações caseiras. Destaque também para Avatar: O Caminho da Água, sequela do filme de 2009, de novo realizado por James Cameron.

Annie Ernaux – Os Anos Super 8

De Annie Ernaux e David Ernaux-Briot

FRA, 2022, 64 min. , M/12

“Ao rever os nossos filmes em super 8, filmados entre 1972 e 1981, percebi que não eram apenas um arquivo familiar, mas um testemunho do passado, estilo de vida e aspirações de uma classe social na década que se seguiu a 68. Queria incorporar essas imagens silenciosas numa história que juntasse o íntimo ao social e à história, para transmitir o sabor e a cor daqueles anos.” Annie Ernaux

Poeta

De Darezhan Omirbayev, com Yerdos Kanaev, Aida Abdurakhman, Klara Kabylgazina

CAZ, 2021, 105 min., M/12

Didar é um poeta absorvido pelo seu trabalho diário num jornal. Ao ler a história de um célebre poeta cazaque do século XIX, executado pelo poder, Didar fica profundamente abalado e reconhece a dureza e a exigência da sua vocação: debate-se entre a dor e a alegria, entre os êxitos e os fracassos.

Avatar: O Caminho da Água

De James Cameron, com Sam Worthington, Sigourney Weaver, Zoe Saldana

EUA, 2022, 190 min, M/12

Na sequela de Avatar (2009), Jake Sully vive com a sua nova família no planeta Pandora. Mas uma nova ameaça faz com que Jake tenha de trabalhar em conjunto com Neytiri e o exército da raça Na’vi para proteger o seu planeta.

Regresso ao Pó

De Ruijun Li, com Renlin Wu, Hai-Qing, Guangrui Yang, Dengping Zhao

China, 2022, 131 min., M/12

Ma e Guiying levam vidas igualmente difíceis. Ele é um agricultor e o último da sua família a permanecer solteiro; ela é deficiente, infértil e já ultrapassou há muito o que se considera ser a idade para casar na China rural. O seu casamento arranjado, unindo duas pessoas habituadas ao isolamento e à humilhação, parece forçá-los a uma relação que tem tudo para piorar a vida de ambos. Em vez disso descobrem o seu destino comum.

Memórias de Paris

De Revoir Paris, com Benoît Magimel , Grégoire Colin , Virginie Efira

FRA, 2022, 105 min., M/12

Na noite de 13 de Novembro de 2015, Paris e Saint-Denis foram alvo de ataques terroristas. Ocorreram três explosões simultâneas em locais diferentes, mas o ataque mais mortífero foi na casa de espetáculos Bataclan, onde os terroristas fuzilaram várias pessoas e fizeram outras reféns até o início da madrugada. Três meses depois de ter sobrevivido ao ataque terrorista num restaurante, Mia continua traumatizada e incapaz de se lembrar dos acontecimentos daquela noite. Numa tentativa de ultrapassar o trauma, começa a investigar as suas escassas memórias.