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Éric Rohmer ou o Génio do Moderno Cinema Francês

III Capítulo

cinema
31 março a 13 abril 2022
Cinema Nimas
Éric Rohmer ou o Génio do Moderno Cinema Francês

No 3.º capítulo do grande ciclo Éric Rohmer, ou o génio do moderno cinema francês são exibidos os Contos das Quatro Estações (1990-1998: Conto de Primavera, Conto de Inverno, Conto de Verão, Conto de Outono). “Este último ciclo, centrado naquilo que faz e desfaz os laços entre as pessoas, ressoa com o conjunto da obra e ilumina-o: os sincronismos, os encontros capitais, as cumplicidades espontâneas, o amor à primeira vista.” Gabriela Trujillo (Cinémathèque Française)

Éric Rohmer (1920-2010) iniciou a sua carreira profissional como professor e escritor. Nos anos 50 começa a frequentar o meio cinéfilo, cineclubes e revistas de cinema onde se reunia o núcleo que mais tarde viria a criar os Cahiers du Cinéma, que Rohmer chegou a dirigir.

A partir de 1963 dedica-se, sem interrupções, ao cinema com a série Contos Morais, rodados entre 1963 e 1972, a partir de um livro que escrevera mas que na altura ainda não publicara e onde se incluem alguns dos seus filmes mais célebres: A Minha Noite em Casa de Maud (1969) e O Joelho de Claire (1970).

O clássico e o moderno, a literatura e o cinema, as contradições entre a moral e o desejo são temas e questões recorrentes na sua obra. Elegante, preciso, inovador e atento aos pormenores, Éric Rohmer foi uma das figuras importantes da nouvelle vague e da história do cinema.

Datas e horários das sessões aqui

Programa:

CONTO DE PRIMAVERA
De Éric Rohmer, com Anne Teyssèdre, Hugues Quester, Florence Darel
França, 1990 – 1h48 | M/12
Jean, uma jovem professora de Filosofia, conhece Natacha, que lhe apresenta o pai. “Jeanne apresenta-se como alguém que joga com o desejo, que o domina, que se deixa levar por ele, e que depois o refreia.” (Éric Rohmer)

CONTO DE INVERNO
De Éric Rohmer, com Charlotte Véry, Frédéric Van Den Driessche, Michel Voletti
França, 1992 – 1h54 | M/12
Félicie conheceu Charles durante as férias numa praia da Bretanha e depois perdeu-lhe o rasto, por causa de um malfadado engano. Elise, agora com cinco anos, é o fruto daquele idílio amoroso. Félicie divide-se entre dois pretendentes, mas continua a amar Charles e, no fundo, a esperar que ele volte. Disse Rohmer: o filme é a história de Félicie com outros dois homens, Loïc e Maxence, e com o fantasma de Charles. Irá ele finalmente aparecer? Como o cineasta contou em várias ocasiões, a ideia de fazer os Contos das Quatro Estações veio-lhe quando assistia, na televisão, à representação da peça O Conto de Inverno, de Shakespeare, uma obra sobre o elogio do Tempo, que cura todos os males.

CONTO DE VERÃO
De Éric Rohmer, com Melvil Poupaud, Amanda Langlet, Gwenaëlle Simon
França, 1996 – 1h53 | M/12
Durante as férias de Verão, Gaspard, aprendiz de guitarra e estudante de matemáticas, espera que Lena, por quem diz estar enamorado, chegue a Dinard, uma pequena cidade balnear na Bretanha. Mas entretanto encontra Margot, que se torna sua amiga e confidente. Numa ida com ela à discoteca, conhece Solène, com quem se cruzará, uns dias depois, na praia. E eis que chega finalmente Lena… “Eu queria mostrar coisas que não comprometessem o futuro. Queria mostrar algo que escapa normalmente ao contador de histórias, seja ele cineasta ou romancista”, disse Rohmer em entrevista aos Cahiers.

CONTO DE OUTONO
De Éric Rohmer, com Marie Rivière, Béatrice Romand, Alain Libolt
França, 1998 – 1h52 | M/12
Magali, uma viúva com 45 anos, é viticultora. Gosta do trabalho, mas sofre de solidão depois da partida dos filhos. As amigas querem encontrar-lhe um marido, sem que ela o saiba.

 

 

Local:

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