Este evento já ocorreu.

École des Maîtres

Leituras encenadas

literatura
23 outubro a 24 outubro 2021
vários locais
École des Maîtres

Em 2020, o Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral École des Maîtres assumiu pela primeira vez um formato diferente, desde a sua criação, em 1990, por Franco Quadri. Até aqui destinado a jovens atrizes e atores de quatro países europeus, em 2020, fruto dos tempos que se viveram, a École des Maîtres dirigiu-se a dramaturgas e dramaturgos dos mesmos quatro países – Bélgica, França, Itália e Portugal, aproveitando a ocasião excecional para refletir sobre a relação entre a escrita e a vida.

Oito jovens dramaturgas/os juntaram-se num Laboratório de Dramaturgia, orientado pelo escritor italiano Davide Carnevali, mantendo os pressupostos do projeto École de Maîtres: juntar, anualmente, jovens artistas com um artista de renome internacional, com o objetivo de promover o encontro e o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e práticas artísticas, partindo de textos, línguas e linguagens teatrais distintas.

Participaram nesta edição 2020/2021 da École des Maîtres duas dramaturgas/os de cada um dos países envolvidos no projeto: Cécile Hupin e Jean D’Amérique, da Bélgica, Adèle Gascuel e Brune Bazin, de França, Francesco Alberici e Liv Ferracchiati, de Itália, e Mariana Ferreira e Raquel S., de portugal.

Deste Laboratório resultaram oito textos teatrais, que têm sido apresentados na Bélgica, França, Itália e Portugal, em formato de leituras encenadas.

São estas leituras encenadas que se apresentam no Salão Nobre Ageas do Teatro Nacional D. Maria II e na Sala do Rei da Estação Ferroviária do Rossio, com coordenação das encenadoras Paula Diogo e Sara de Castro.

No TNDM II será possível assistir à apresentação dos textos Buracos Negros, de Brune Bazin (23 de outubro, às 16h), e Ópera Poeira, de Jean D’Amérique (24 de outubro, às 11h), enquanto na Estação do Rossio serão apresentados os textos Bidibidobidiboo, de Francesco Alberici (23 de outubro, às 19h), e Carne, de Raquel S. (24 de outubro, às 15h).

Entrada livre mediante levantamento de bilhete uma hora antes do início da sessão, na bilheteira do D. Maria II.


Local: