Do Chapéu e do Leque: Função e Simbolismo

artes
25 junho 2021 a 27 fevereiro 2022
Museu Nacional do Traje
Do Chapéu e do Leque: Função e Simbolismo

As coleções do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje reúnem-se numa exposição inédita que apresenta alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança, usados em todo o mundo ao longo do tempo. No total estarão expostos cerca de 300 chapéus, pertencentes aos acervos destes dois Museus, e 80 leques, pertencentes ao Museu Nacional do Traje.

Esta exposição, que integra a programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, é organizada em parceria pela Câmara Municipal de Lisboa, o Museu da Chapelaria da Câmara Municipal de São João da Madeira e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), através do Museu Nacional do Traje.

Ao longo da História foram milhares os acessórios de moda criados nos mais variados formatos, cores, materiais e temáticas, entre os quais o chapéu e o leque. Utilizados como meio de proteção, comunicação e afirmação social, cobiçados como objetos de design ou verdadeiras obras de arte, representam uma importante parte da diversidade cultural das sociedades do mundo.

A mostra distribui-se por três locais, de forma complementar, podendo também ser visitada no Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, e na Loja Lisboa Capital Verde Europeia 2020, até 2 de outubro próximo.

 

 

Terça a domingo, das 10h às 13h/14h às 18h (última entrada às 17h30)


Local:

Largo Júlio de Castilho 217 567 620 http://museudotraje.imc-ip.pt

Terça a Domingo: 10h-18h (última entrada aconselhada - Museu 17h30 | Parque 17h)

Encerrado ao público: Segunda, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, feriado municipal (13 de junho), 24 e 25 de dezembro.