Congresso Internacional Maria Teresa e a Literatura Contemporânea
"De Espelho Inicial" (1960) a "Estranhezas" (2018)
A vida e a obra de Maria Teresa Horta vão estar em grande destaque no Congresso Internacional Maria Teresa e a Literatura Contemporânea: De Espelho Inicial (1960) a Estranhezas (2018) nos dias 8, 9 e 10 de Maio no Palácio Fronteira e na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Um dia antes, a 7 de maio, acontece o pré-evento Clube dos Poetas Vivos – Maria Teresa Horta, coordenado por Teresa Coutinho, que irá decorrer no Teatro Nacional D. Maria II. Durante o Congresso, a 9 de Maio, pelas 16h30, na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será inaugurada a exposição Maria Teresa Horta e a sua obra. Também a Cinemateca Portuguesa se associa ao Congresso e irá acolher, também a 9 de Maio, pelas 18h30, a mesa-redonda Cineclubismo em Portugal: Encontro com Maria Teresa Horta com a exibição da Curta-Metragem Verão Coincidente, de António de Macedo, e da entrevista que Elvis Veiguinha fez à homenageada.
No Congresso estarão presentes professores estrangeiros de Universidades no Reino Unido, França, Itália, Suécia e Brasil, além de conferencistas nacionais. Serão ainda apresentadas nove obras: dois novos livros da autora – Eu Sou a Minha Poesia (já nas livrarias) e Quotidiano Instável (reunião de crónicas que autora publicou, de 1968 a 1972, numa coluna, com o mesmo título, no jornal A Capital), que será colocado à venda em Setembro –, os dois primeiros volumes de poesia integrados num projecto a decorrer no Brasil que pretende reunir a Obra Poética de Maria Teresa Horta, três publicações em tradução no Reino Unido e em Itália e duas obras de ensaios académicos de disseminação para um público nacional e internacional.
A comissão organizadora deste Congresso Internacional dedicado a Maria Teresa Horta que, recorde-se, foi o nome proposto pela Sociedade Portuguesa de Autores para a candidatura portuguesa ao Prémio Nobel da Literatura 2019, é composta por Vanda Anastácio, Ana Raquel Fernandes, Anabela Galhardo Couto, Serafina Martins, Alexandra Alves Luís, João Carlos Calixto e Fabio Mario da Silva.
Local: