Ciclo de Cinema no MNAC

No âmbito da exposição Multiplicidade realiza-se um ciclo de cinema no átrio da Rua Serpa Pinto do MNAC. São apresentados cinco novos olhares sobre a arquitetura e o espaço urbano escolhidos pela curadoria, numa seleção de filmes que percorrem territórios tão diversos quanto a Índia, Camboja, México, Rússia e Portugal.
Programa:
6 nov: 16h30
Shoonya Ghar
De Sudarshan Shetty | 60 min.
Este filme, baseado numa obra do século século XII do poeta Gorakhnath, acompanha a construção de um cenário numa pedreira abandonada. Encenando uma ação dramática que mobiliza as convenções sobre o nascimento, morte, dança, teatro, música e violência nas tradições locais de narração de histórias, Shoonya Ghar reflete sobre a cenografia, a música e a performance como três processos distintos que são fundamentais para a narrativa cinematográfica.
13 nov: 16h30
White Building
De Kavich Neang | 90 min.
White Building segue o quotidiano de três rapazes que vivem neste edifício emblemático de habitação em Phnom Penh, em vias de ser demolido. Numa cidade em rápida mudança, o filme observa os conflitos entre progresso e tradição, sintomáticos dos tempos de instabilidade social vividos no Camboja, através do olhar sonhador dos protagonistas.
20 nov: 16h30
Bosque, Agua, Tierra, Fuego
De Sandra Calvo | 60 min.
Estreia em Lisboa da obra mais recente da artista Sandra Calvo, uma artista que trabalha em contextos marcados por conflitos políticos e sociais e em territórios urbanos e rurais disputados. A sua prática recorre aos instrumentos do urbanismo, arqueologia e antropologia para explorações que se concretizam em obras como filmes, instalações ou livros.
Topographies of Body and Landscape
De Vitor Hugo Costa | 23 min.
Filme produzido pela Metafilmes que documenta uma pesquisa de movimento coreográfico e experiências espaciais durante o Movement Forum Lisbon Lab do Theatrum Mundi no Palácio Sinel de Cordes em outubro de 2021. Este workshop trabalhou dois conceitos chave da prática deste coletivo: corpos e cidade, propondo uma noção de topografia contínua que principia no interior de cada corpo para se fundir com a paisagem arquitetónica da cidade.
27 nov: 16h30
Garage People
De Natalija Yefimkina | 95 min.
No seu documentário de estreia a realizadora Natalija Yefimkina observa as pessoas que habitam garagens nos arredores de uma cidade mineira no norte da Rússia. Raramente se encontra um carro atrás destas portas – cada uma delas é usada de forma diferente, ocupada por donos solitários.
Nos dias 6, 20 novembro as sessões são antecedidas por visitas comentadas à Multiplicidade.
Local: