Este evento já ocorreu.

Christina Vilas-Bôas

Ogum

artes
28 setembro a 30 dezembro 2018
vários horários
Museu Nacional do Traje
Christina Vilas-Bôas

A instalação é constituída por tapeçarias contemporâneas do projeto Ogum, recorrendo à utilização do ferro como matéria-prima, no qual se vai observando a sua transformação. As obras, com dimensões várias e composições com base no ponto de tecelagem (tafetá), permitem construir um espaço labiríntico entre opacidades e transparências.

A convocação dum passado medieval, no qual “as tramas metálicas” eram utilizadas na elaboração das vestimentas dos cavaleiros de combate, remete para a estética destas peças.

A designação Ogum evoca a essência e a origem mitológica e simbólica do trabalho do ferreiro, verdadeiro senhor dos metais, que os forjava e preparava para a caça, para a agricultura e para a guerra.

Com este projeto procura-se ainda fazer uma analogia ao azulejo que, com os seus pigmentos da época barroca, o transformaram num dos elementos mais distintivos e identitários da arte e da cultura portuguesa.

Terça a domingo, das 10h às 18h


Local:

Largo Júlio de Castilho 217 567 620 http://museudotraje.imc-ip.pt

Terça a Domingo: 10h-18h (última entrada aconselhada - Museu 17h30 | Parque 17h)

Encerrado ao público: Segunda, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, feriado municipal (13 de junho), 24 e 25 de dezembro.