Este evento já ocorreu.

As Estreias da Semana

A partir de 23 de janeiro

cinema
23 janeiro a 29 janeiro 2020
As Estreias da Semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Bruno Aleixo, o já multipremiado novo filme de Sam Mendes e a memória da bailarina Isadora Duncan estão em destaque nas salas de Lisboa de 23 a 29 de janeiro:

O Filme de Bruno Aleixo

De João Moreira, Pedro Santo, com Fernando Alvim, David Chan Cordeiro, João Lagarto, Adriano Luz, Manuel Mozos, Adriano Luz, Rogério Samora, Gonçalo Waddington

POR, 2019, Cores, 91 min., M/14

Bruno Aleixo personagem humorística de aparência física peculiar – uma mistura de cão com um Ewok (raça fictícia que surge no universo Star Wars) – é natural de Coimbra e tem 62 anos. Surgiu na internet há mais de 10 anos, e estreou-se na SIC Radical como apresentador do talk show O Programa do Aleixo, em 2008. A sua biografia chega este mês às salas de cinema, pelas mãos dos seus criadores João Moreira e Pedro Santo. Uma vez que não é fácil falar sobre a própria vida, Bruno Aleixo resolveu pedir ajuda aos amigos mais próximos. Reunidos num café, cada um sugere uma ideia diferente, mais ou menos biográfica.

1917

De Sam Mendes, com Dean-Charles Chapman, George MacKay, Daniel May

EUA/GB, 2019, Cores, 118 min., M/14

Durante a Primeira Guerra Mundial, dois jovens soldados britânicos, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), recebem uma missão impossível. Numa corrida contra o tempo, têm de atravessar território inimigo e entregar uma mensagem que impedirá um ataque letal contra centenas de soldados britânicos, entre eles o irmão de Blake. Sam Mendes, realizador de 007 Skyfall, 007 Spectre, Revolutionary Road e Beleza Americana apresenta uma visão singular de uma das épocas mais violentas da história.

Bombshell – O Escândalo

De Jay Roach, com Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie

EUA/CAN, 2019, Cores, 108 min., M/12

Baseado na história verídica das mulheres que em 2016 acusaram, de assédio sexual, o antigo director e fundador do canal norte-americano Fox News, Roger Ailes.

Os Filhos de Isadora

De Damien Manivel, com Agathe Bonitzer, Manon Carpentier, Julien Dieudonné, Marika Rizzi

FRA/Coreia do Sul, 2019, Cores, 84 min., M/12

Após a morte dos seus dois filhos por afogamento, em abril de 1913, a consagrada bailarina Isadora Duncan criou um solo de despedida ao qual deu o título Mãe e no qual, num momento de extrema ternura, uma mulher embala o filho pela última vez antes de deixá-lo partir. Um século depois, quatro mulheres com passados, identidades e idades diferentes: uma bailarina em ensaios (atriz profissional Agathe Bonitzer), uma jovem com trissomia 21 que prepara uma representação com uma coreógrafa (a bailarina Manon Carpentier e a coreógrafa Marika Rizzi) e a espectadora de uma das representações (a bailarina e coreógrafa Elsa Wolliaston), encontram esta dança desoladora. O filme do realizador e ex-bailarino francês Damien Manivel arrecadou o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema de Locarno.

Mosley e a Cidade Secreta

De Kirby Atkins, com (vozes) Sónia Araújo e Francisco Araújo Martins

Nova Zelândia/China, 2019, Cores, 96 min., M/6

Mosley e a sua família de Torifantes de quatro patas vivem numa quinta isolada que pertence a Simon, um camponês cruel. Quando o filho de Mosley descobre, numa gruta, uma série de gravuras ancestrais que apresentam Torifantes que andam em duas patas e com as “costas direitas”, Mosley sente uma esperança de vida melhor. Resolve então fugir com o filho em busca de respostas que lhes permitam ter finalmente uma vida livre.

Um Casamento a Mais

De Robert Luketic, com Jenna Dewan, Sarah Hyland, Keith David

EUA, 2019, Cores, 90 min., M/14

Mara e Jake, um jovem casal que se conhece na rede social Tinder vê a sua relação crescer ao longo de um ano. O único senão são os muitos casamentos a que têm de comparecer: sete no total. A pressão de tantas festas de enlace leva a um desconforto crescente na relação.

Cidade sob Ameaça

De York Alec Shackleton, com Guy Pearce, Devon Sawa, Michael Bellisario

EUA, 2020, Cores, 91 min., M/14

Jim Dillon, um agente que se sente culpado pela morte do parceiro resolve mudar de cidade e de vida. Mas o novo local é ameaçado por um grupo de motoqueiros sem lei e Juim vê-se forçado a ter que impor a ordem.