Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 14 de abril

cinema
14 abril a 20 abril 2022
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chega às salas Salgueiro Maia – O Implicado, de Sérgio Graciano, o primeiro retrato cinematográfico daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Destaque também para a estreia, em exclusivo no Cinema Ideal, de Pathos Ethos Logos, de Nuno Leonel e Joaquim Pinto, uma trilogia que decorre em 2017, 2028 e 2037, centrada em três mulheres de diferentes gerações e origens.

Salgueiro Maia – O Implicado

De Sérgio Graciano, com Tomás Alves, Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, Nádia Santos

POR, 2021, Cores, 115 min., M/12

Obra biográfica sobre aquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974: Salgueiro Maia. O filme faz um retrato de Fernando Salgueiro Maia, o anti-herói fruto de uma educação académica e militar que desapareceu prematuramente aos 47 anos. Baseado em factos históricos, relatos pessoais e revelações íntimas de quem o acompanhou em vida, mostra a origem da moderação, valentia e firmeza do Capitão de Abril. Uma homenagem ao homem, estudante, militar, pai e amigo que contribui para uma revolução pacífica. Com guião de João Lacerda Matos tem por base a biografia da autoria de António de Sousa Duarte.

Pathos Ethos Logos

De Nuno Leonel, Joaquim Pinto, com Rafaela Jacinto, Ângela Cerveira, Fabiana Silva

POR, 2021, Cores, 641 min., M/12 e M/14 (Logos)

Entre 14 e 20 de abril o Cinema Ideal exibe, em exclusivo, a trilogia de Joaquim Pinto e Nuno Leonel. Com um total de 641 minutos divide-se em três capítulos: Pathos que decorre em 2028, centrado em Ângela; Ethos, em 2017, que se foca em Rafaela; e Logos, cuja ação avança até 2037 para um ambiente apocalíptico, mas que recua depois a outro tempo, à vida de Fabiana e Cláudio. A história segue três mulheres de diferentes gerações e origens que se cruzam, trazendo experiências e acontecimentos da vida real para o cerne de cada personagem. A dupla inspirou-se e cruzou textos de Víbia Perpétua, Vittoria Colonna, Simone Weil, Sófocles, Da Vinci, Camões, Padre António Vieira e Fernando Pessoa.

Atlântida

De Yuri Ancarani, com Maila Dabalà, Bianka Berényi, Daniele Barison

EUA/ITA/FRA, 2021, Cores, 100 min., M/16

O artista vídeo e realizador Yuri Ancarani filmou, ao longo de quatro anos, os adolescentes que fazem corridas na laguna de Veneza com os seus barchini, barcos a motor que equipam com motores mais potentes para os tornar mais rápidos. Daniele também sonha ter um barchino mais veloz, mas nem tudo lhe corre pelo melhor. Atlântida é uma espécie de trip de música trap.

A Cidade Perdida

De Aaron Nee, Adam Nee, com Sandra Bullock, Channing Tatum, Daniel Radcliffe

EUA, 2022, Cores, 92 min., M/12

Uma escritora de romances de aventura viaja até um lugar exótico na companhia do modelo que dá a cara, nas capas dos livros, ao seu protagonista. O objetivo é promoverem o novo livro intitulado A Cidade Perdida. Durante a viagem a escritora é raptada por um excêntrico bilionário, que espera que a autora o guie até ao tesouro da antiga cidade perdida da sua última história.

Demoníaco

De Neill Blomkamp, com Carly Pope, Chris William Martin, Michael J. Rogers

CAN, 2021, Cores, 104 min., M/14

Uma jovem mulher, traumatizada na infância pela mãe, descobre que os atos horríveis cometidos pela progenitora foram na realidade consequência de uma possessão maligna. Duas décadas passadas terá de ser ela a lutar contra este demónio monstruoso.

Os Mauzões

De Pierre Perifel, com (vozes) Tomás Alves, Manuel Marques, Nuno Markl

EUA, 2022, Cores, 100 min., M/6

Um grupo de animais, criminosos reformados, resolve tentar fazer o bem, no entanto as consequências dos seus atos não são as esperadas.