As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 24 de março
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia de Ouistreham – Entre Dois Mundos que marca o regresso do escritor francês Emmanuel Carrère à realização, depois de um interregno de 16 anos. Carrère faz uma adaptação livre do livro da jornalista Florence Aubenas, Le da Quai de Ouistreham (uma crónica social e uma denúncia das condições instáveis e exaustivas do trabalho em empresas de limpeza). Ainda esta semana são de salientar Depois do Amor, obra de Aleem Khan aclamada pela crítica e O Crime de Georgetown, baseado numa história verídica, realizado e protagonizado por Christoph Waltz.
Ouistreham – Entre Dois Mundos
De Emmanuel Carrère, com Hélène Lambert, Louise Pociecka, Steve Papagiannis, Aude Ruyter
FRA, 2021, Cores, 106 min., M/12
A narrativa segue uma escritora infiltrada no mundo do negócio dos trabalhos de limpeza, que tem como objetivo investigar e conhecer a realidade da precária desta atividade laboral na sociedade francesa.
Depois do Amor
De Aleem Khan, com Joanna Scanlan, Nathalie Richard, Talid Ariss
GB, 2020, Cores, 99 min., M/12
Mary Hussain vive na cidade portuária de Dover, inesperadamente fica viúva. Um dia depois do funeral, descobre que o marido tinha um segredo, uma outra vida a apenas 32 km, do outro lado do Canal da Mancha, em Calais.
O Crime de Georgetown
De Christoph Waltz, com Christoph Waltz, Annette Bening, Vanessa Redgrave
EUA, 2019, Cores, 99 min., M/12
Baseado em fatos reais conta a história de um homem que quer ascender socialmente. Para tal seduz e casa-se com uma mulher mais velha e milionária. O casal passa a frequentar sumptuosos eventos da alta sociedade, até que a mulher é encontrada morta. As suspeitas recaem sobre o marido que tenta provar a sua inocência.
Competição Oficial
De Mariano Cohn, Gastón Duprat, com Penélope Cruz, Antonio Banderas, Oscar Martínez, Nagore Aramburu
ESP/ARG, 2021, Cores, 114 min., M/12
Um multimilionário contrata uma cineasta de renome para realizar um filme icónico. A produção reúne um elenco de estrelas, entre eles dois atores de grande talento e com egos igualmente desmedidos que não gostam um do outro. Sujeitos pela realizadora a provas cada vez mais excêntricas, são diariamente confrontados um com o outro o que dificulta muito o objetivo: filmar uma obra-prima.
Adeus, Idiotas
De Albert Dupontel, com Virginie Efira, Albert Dupontel, Nicolas Marié, Jackie Berroyer
FRA, 2020, Cores, 87 min., M/12
Uma mulher que descobre estar gravemente doente envolve-se num insano labirinto burocrático, para encontrar o filho que teve de abandonar aos 15 anos.
A Rapariga e a Aranha
De Ramon Zürcher, Silvan Zürcher, com Henriette Confurius, Liliane Amuat, Ursina Lardi
SUI, 2021, Cores, 99 min., M/14
Lisa vai-se mudar e Mara Fica para trás. Entre caixas, mobílias e novas paredes um novo lar vai sendo construído. Mas memórias e lembranças levam a protagonista a um turbilhão de emoções. Um filme tragicómico sobre a mudança e sua efemeridade.
The Contractor – Mercenário
De Tarik Saleh, com Chris Pine, Gillian Jacobs, Ben Foster, Kiefer Sutherland
EUA, 2022, Cores, 103 min., M/16
James Harper é dispensado das Forças Especiais do Exército e acaba por perder a sua pensão e o seguro de saúde. Endividado e com a família para sustentar, assina um contrato com a uma equipa militar privada, juntamente com o seu melhor amigo e sob o comando de um colega veterano. Quando a primeira missão corre mal, Harper é perseguido e consegue escapar, por pouco, à morte. Apanhado no meio de uma perigosa conspiração, tem de fugir de quem o tenta assassinar e encontrar maneira de regressar a casa para desvendar os motivos daqueles que o traíram.