As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 17 de fevereiro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia de O Homem Que Matou Dom Quixote, o maior projeto de Terry Gilliam que encerrou o Festival de Cinema de Cannes, em 2018. Do elenco fazem parte, entre outros, Adam Driver, Jonathan Pryce e atriz portuguesa Joana Ribeiro. De referir também a estreia de Caixa de Memórias da dupla libanesa, Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, uma história sobre os traumas que a guerra impõe.
O Homem Que Matou Dom Quixote
De Terry Gilliam, com José Luis Ferrer, Ismael Fritschi, Juan López-Tagle, Adam Driver
GB/ESP/POR/BEL, 2018, Cores, 132 min., M/12
Um realizador ruma a Espanha para filmar a conhecida obra de Cervantes, Dom Quixote. Quando o ator principal acredita mesmo ser Dom Quixote e o realizador, Sancho Pança, a diferença entre real e ficção começa a ser difícil de perceber.
Caixa de Memórias
De Joana Hadjithomas, Khalil Joreige, com Rim Turki, Manal Issa, Paloma Vauthier, Clémence Sabbagh
Líbano/CAN/FRA/Qatar, 2021, Cores, 102 min., M/14
Maia vive em Montréal com a filha adolescente, Alex. Na noite de Natal, Maia recebe uma caixa. Lá dentro estão os cadernos, as gravações e as fotos que ela enviava à sua melhor amiga, depois de esta partir do Líbano. Maia recusa-se a abrir esta “caixa de Pandora”, mas Alex, acaba por, às escondidas, vasculhar a caixa de memórias da mãe descobrindo a sua adolescência conturbada durante a guerra em Beirute.
O Bando de Ned Kelly
De Justin Kurzel, com George MacKay, Essie Davis, Nicholas Hoult, Russell Crowe
Austrália/GB/FRA, 2019, Cores, 124 min., M/16
A história de Ned Kelly, um rapaz violento que juntou um grupo de rebeldes em 1870, com objetivo de iniciar uma rebelião.
Uncharted
De Ruben Fleischer, com Tom Holland, Sophia Ali, Mark Wahlberg, Tati Gabrielle, Antonio Banderas
EUA, 2022, Cores, 116 min., M/12
Baseado no videojogo homónimo é uma prequela que conta como os dois heróis do jogo se conheceram, revelando a primeira aventura que partilharam.
Olá, é a Mamã!
De Éric Lavaine, com Josiane Balasko, Mathilde Seigner, Jérôme Commandeur, Philippe Lefebvre
FRA, 2021, Cores, 88 min., M/12
Depois do filme Isto só a Mim!, onde uma mulher de 40 anos , divorciada e desempregada, tem de regressar a casa da mãe, a situação inverte-se. Neste filme é a mãe que vai viver com a filha e o marido desta, porque a sua casa está ser remodelada. Mais uma vez os conflitos entre mãe e filha não serão fáceis de gerir.
Prisioneiros de Ghostland
De Sion Sono, com Nicolas Cage, Sofia Boutella, Nick Cassavetes, Bill Moseley
EUA, 2021, Cores, 103 min., M/16
Hero, um ladrão de bancos implacável, é recrutado pelo Governador de Samurai Town para resgatar a sua neta adotiva desaparecida. Para garantir que Hero cumpre a sua missão dentro de cinco dias, o governador obriga-o a usar um fato de couro munido de explosivos programados para explodirem caso o plano de resgate não se realize.