Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

A partir de 19 de novembro nos cinemas

cinema
19 novembro a 25 novembro 2020
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Chegam esta semana às salas dois filmes, contrariando a escassez de novas estreias cinematográficas. O Nosso Cônsul em Havana, de Francisco Manso, obra livremente inspirada no período em que Eça de Queiroz foi Cônsul de Portugal nas Antilhas espanholas. E Gabriel e A Montanha, uma produção brasileira, assinada por Fellipe Barbosa que presta homenagem ao amigo Gabriel Buchmann, economista que foi encontrado morto aos 28 anos no Monte Mulanje, no Malawi.

O Nosso Cônsul em Havana

De Francisco Manso, com Elmano Sancho, Mafalda Banquart, Rodrigo Santos, Jorge Pinto, Luísa Cruz, João Lagarto

POR, 2020, Cores, M/12

Francisco Manso realiza um filme livremente inspirado no período em que Eça de Queiroz foi Cônsul de Portugal nas Antilhas espanholas. Eça, mais conhecido por ser um dos grandes escritores portugueses, teve também uma carreira diplomática que começou em Cuba, em 1873. A obra que chega agora ao cinema, com argumento escrito por António Torrado, com colaboração de José Fanha, baseia-se nessa dimensão da sua vida. A história narra a chegada de Eça de Queiroz a Havana, com 27 anos, imbuído das novas correntes ideológicas e literárias que circulavam na Europa. Aí, encontra uma ilha que enfrenta a colisão entre duas potências: Espanha e os EUA, mas também o espírito independentista dos cubanos. Depara-se também com milhares de chineses que fogem da fome e procuram trabalho, mas que acabam como escravos nas plantações. Uma vez que partiam do porto de Macau, Portugal deu-lhes proteção através do consulado. Eça defendeu-os contra a vontade das autoridades locais e dos fazendeiros, revelando o seu lado humanitário. O cônsul era também um homem boémio e sedutor, características que o filme não deixa esquecer. Elmano Sancho é o protagonista desta história de luta e romance.

Gabriel e a Montanha

De Fellipe Barbosa, com João Pedro Zappa, Caroline Abras, Alex Alembe

FRA/BRA, 2017, Cores, 131 min., M/14

A história do economista carioca Gabriel Buchmann, que foi encontrado morto, vitima de hipotermia, aos 28 anos no Monte Mulanje, no Malawi. O filme conta a sua trajetória pelo continente africano, os últimos 70 dias da sua vida. João Pedro Zappa e Caroline Abras, interpretam Buchmann e a namorada, Cristina, o resto do elenco  é constituído pelas diversas pessoas que se foram cruzando com o protagonista ao longo da viagem.