As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 29 de junho

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para Légua, a longa-metragem realizada por Filipa Reis e João Miller Guerra, filmada durante cerca de um ano, ao longo das quatro estações, que conta a história de três gerações de mulheres. O filme teve estreia mundial na 55.ª Quinzaine des Cinéastes do Festival de Cannes e conta com Carla Maciel, Fátima Soares e Vitória Nogueira da Silva nos papéis principais. Esta semana é também marcada pelo regresso de Indiana Jones, com a estreia de Indiana Jones e o Marcador do destino, realizado por James Mangold.
Légua
De João Miller Guerra e Filipa Reis, com Vitória Nogueira da Silva, Sara Machado, Fátima Soares, Carla Maciel
POR, 2023, 119 min., M/12
A narrativa, filmada numa antiga casa senhorial situada no norte de Portugal, acompanha o dia-a-dia de Emília, uma velha governanta que toma conta do casarão desocupado pelos donos que nunca aparecem, da sua amiga Ana, que a ajuda e da filha desta, Mónica, uma jovem que desafia as escolhas da mãe.
Indiana Jones e o Marcador do destino
De James Mangold, com Antonio Banderas, Boyd Holbrook, Harrison Ford, Mads Mikkelsen
EUA, 2023, 124 min.
Harrison Ford regressa ao papel do lendário herói arqueólogo, para a quinta parte da icónica saga. Indiana Jones está próximo da reforma, mas um inimigo do passado obriga o herói a viver uma nova aventura para salvaguardar um poderoso artefacto.
A Tempo Inteiro
De Eric Gravel, com Anne Suarez, Laure Calamy, Geneviève Mnich, Nolan Arizmendi
FRA, 2021, 88 min.
Julie vive no campo e luta sozinha para criar os dois filhos e manter o seu emprego num hotel de luxo em Paris. Quando finalmente consegue uma entrevista para um cargo que corresponde às suas aspirações, rebenta uma greve geral, paralisando os transportes. Este acontecimento compromete o já frágil equilíbrio de Julie, que embarca numa corrida frenética.
Ruby – Kraken Adolescente
De Kirk DeMicco, com (vozes) Lana Condor, Toni Collette, Annie Murphy, Sam Richardson
EUA, 2023,
A tímida e adorável Ruby de 16 anos está desesperada por fazer parte de Oceanside High, embora se sinta invisível… Ela está a dar explicações de matemática ao skater por quem tem um fraquinho, o qual no entanto parece admirá-la apenas pelos seus conhecimentos de geometria. Ruby está proibida de sair com os miúdos fixes da praia porque a sua mãe super protetora não a deixa chegar perto da água. Mas quando quebra a regra número um da mãe, Ruby descobre que é uma descendente das guerreiras Kraken e que está destinada a herdar o trono da sua avó, a Rainha dos Sete Mares.