Arquiteturas Film Festival
8.ª edição

A 8.ª edição do Arquiteturas Film Festival tem como tema central Bodie Out of Space. O festival procura refletir, este ano, sobre a forma como os poderes administrativo, económico, político e estrutural, com quem a arquitetura tem de trabalhar, influenciam os territórios habitados. Mas não só, o objetivo é também pensar sobre a responsabilidade que temos enquanto espectadores desta realidade, enquanto seres diretamente afetados por este controlo e exploração do espaço e dos corpos.
O tema é abordado à semelhança de outras edições através de documentários, ficções, animações e filmes experimentais. Nos Jardins do Barrocal, de Melanie Pereira, Anbessa, de Mo Scarpelli e Acasa, My Home, de Radu Ciorniciuc são algumas das muitas obras exibidas que refletem o foco do festival.
O país em destaque nesta edição é Angola. Na capital, Luanda, “a confluência de tempos e regimes é visível na arquitetura, colonial, dos sobrados esclavagistas ao modernismo tropical, do Português suave ao neo-liberalismo, passando pelo arranha-céus asiático das novas centralidades” afirma Marta Lança, curadora desta parte da programação. De salientar do programa filmes como O Herói, de Zezé Gamboa, Cartas de Angola de Dulce Fernandes e Luanda: A fábrica da música, de Inês Gonçalves. O festival inclui ainda um ciclo de debates, Africa Habitat, relacionado com os temas tratados nos filmes do país convidado.
Programação completa aqui
Local:
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.