Antony Cairns e Vanessa da Silva
CTY 5081, muamba grove
A galeria Encounter inaugura um novo espaço expositivo em Lisboa, a 22 de setembro. O espaço, composto por sete salas expositivas e um jardim, fica localizado num apartamento do século XIX na Rua de São Bernardo, junto ao Jardim da Estrela e funcionará em colaboração com a galeria Jahn und Jahn.
A galeria abre o seu novo espaço com apresentações dos artistas internacionais Antony Cairns (Londres, 1980) e Vanessa Da Silva (São Paulo, 1976). Tomando a cidade e a paisagem urbana como tema ostensivo, o trabalho de Cairns envolve-se profundamente com a história da reprodução fotográfica, os métodos experimentais de impressão e a estética da abstração. A mostra coincide com sua grande exposição na Maison Européenne de la Photographie (Paris) no outono de 2022 e baseia-se nas imagens abstratas das metrópoles notavelmente incluídas em Shape of Light: 100 Years of Photography and Abstract Art na Tate Modern (Londres) em 2018.
A prática interdisciplinar de Vanessa da Silva baseia-se no processo e combina escultura, instalação e performance, concentrando-se em questões de formação de identidade, migração e deslocamento. A exposição das suas esculturas Muamba Grove no jardim, coincide com a apresentação de várias obras monumentais da mesma série em setembro no Yorkshire Sculpture Park (Reino Unido).
Quarta a sábado, das 14h às 19h
Local: