Ano Novo Chinês 2021
Visitas orientadas à exposição Ópera Chinesa
Combinando a melodia dos instrumentos tradicionais chineses, canto, dança, acrobacias e artes marciais, a ópera chinesa distingue-se ainda pela caracterização única das personagens e pela riqueza do repertório. De entre os diferentes tipos de óperas chinesas destaca-se a ópera de Pequim – reconhecida pela UNESCO, em 2010, como Património Cultural Intangível da Humanidade. Esta é a oportunidade de conhecer mais sobre este tesouro da China, por ocasião do Ano Novo Chinês (12 fevereiro).
12 fevereiro: 17h às 17h45
OS ENREDOS DA ÓPERA CHINESA
Tendo surgido a partir de óperas tradicionais chinesas, a Ópera de Pequim, tem um rico repertório baseado em histórias tradicionais e romances históricos: A Lenda da Serpente Branca; Viagem ao Oriente; Três Reinos; O Pavilhão da Ala Oeste e Wu Song combate o tigre são algumas das histórias.
13 fevereiro: 16h30 às 17h15
OS QUATRO TIPOS DE PERSONAGENS DA ÓPERA CHINESA
Na Ópera de Pequim, os figurinos, as pinturas faciais, a caracterização dos actores são importantes elementos para o reconhecimento do perfil das personagens que se dividem em 4 tipos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (papel masculino com a cara pintada) e Chou (papel de palhaço masculino).
14 fevereiro: 16h30 às 17h15
CARACTERIZAÇÃO NA ÓPERA CHINESA: MAQUILHAGEM, ADEREÇOS E FIGURINOS
Maquilhagem, figurinos e adereços ajudam a compor as personagens, sendo essenciais para a sua identificação. Na Ópera de Pequim trajes coloridos, muitas vezes, ricamente bordados identificam o tipo de personagem, o seu estatuto social e as características físicas. A maquilhagem ajuda a definir os tipos. Cada cor tem seu próprio significado!
Marcação prévia | M/16
7 €
Local: