Este evento já ocorreu.

Anna Karina Director’s Cut / Director’s Cut em Contexto

A Cinemateca com o Indie

cinema
2 maio a 17 maio 2019
vários horários
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

A colaboração entre a Cinemateca e o IndieLisboa resulta na programação e organização de uma retrospetiva dedicada a Anna Karina (que o Indie elege como Heroína Independente 2019) e retoma a apresentação, na Cinemateca, da secção do festival Director’s Cut, em rima com sessões em contexto, refletindo a História do cinema, a sua memória e o seu património. O programa acompanha as datas do festival, que decorre em Lisboa entre 2 e 12 de maio. No caso da retrospetiva Anna Karina, estende -se até 17 de maio com cinco apresentações de filmes.

Anna Karina nasceu em Copenhaga em 1940, modelo e cantora muito nova, estreou-se no cinema na Dinamarca. Esta retrospetiva revela a sua filmografia no contexto da Nouvelle Vague francesa e para lá dela, sublinhando a intensidade variada do seu trabalho: a totalidade dos seus filmes com Godard, os filmes com Valerio Zurlini, Jacques Rivette, Luchino Visconti, George Cukor, Volker Schlöndorff, Rainer Werner Fassbinder. Entre os títulos mais raros, a curta-metragem dinamarquesa da sua estreia em 1959, a sua longa -metragem de 1973, Vivre Ensemble, ou Anna, de Pierre Koralnik, inédito em Portugal. Associado à secção Director’s Cut do festival, numa outra ramificação da colaboração entre a Cinemateca e o IndieLisboa, é apresentado o recente documentário de Dennis Berry em que Anna Karina comenta o seu percurso (Anna Karina, Souviens-Toi).

Anna Karina está em Lisboa entre 5 e 9 de maio a acompanhar a retrospetiva na Cinemateca, para apresentar alguns dos seus filmes e participar num encontro especial com o público no dia 8 de maio, às 19 horas.

 

Programa completo aqui

Local: