Este evento já ocorreu.

Ana Aragão

No plan for Japan

artes
5 novembro 2021 a 13 fevereiro 2022
Museu do Oriente
Ana Aragão

No Plan for Japan é composta por seis coleções de trabalhos da arquiteta portuense, num olhar de quem perdeu a viagem e ficou no aeroporto à espera, a desenhar traços como quem conta o tempo, num esforço, não de encontrar o Japão – tarefa falhada à partida -, mas antes, de não o perder para sempre.

Lugar iminentemente gráfico, o Japão é, contudo, ilegível. Para contornar este problema, a arquiteta desafiou-se a construir novas narrativas gráficas a partir do expoente máximo do gráfico. É assim que surgem as várias coleções que compõem esta exposição.

Blind Dates é onde encontros insólitos dão origem a megaestruturas que deliraram depois de engolirem a cidade. Sem contexto, são uma espécie de contentores de tudo. Já em Forever Lost, mostra-se uma espécie de teoria sobre as relações, a fragilidade, a complexidade, a transitoriedade, a imperfeição, o equilíbrio, a duplicidade e outros conceitos não listáveis.

Fictions são casas voadoras, estruturas instáveis, cidades de bambu, edifícios origami e outras ficções que passaram diante da folha de papel. Kanji mostra o preto sobre o branco, em traços tão rigorosamente dispostos quanto aleatórios.

Passa-se, então, para The Metabolic Ones, narrativas distópicas que reinventam a Nakagin Capsule Tower (Kurokawa, 1972) e o Centro de Imprensa e Difusão Shizuoka (Tange, 1967). E, a terminar o percurso, Obi, uma sequência acerca da impossibilidade da repetição: unidades com anterioridade dividem temporariamente o infinito.

Local:

Avenida Brasília, Doca de Alcântara 213 585 200 https://www.foriente.pt/