Este evento já ocorreu.

Visitas aos Cemitérios de Lisboa

visitas guiadas
16 novembro a 30 novembro 2024
vários locais
Visitas aos Cemitérios de Lisboa

Visitas culturais que dão a conhecer o património histórico, artístico e social destes locais de culto. O património cemiterial inclui jazigos de renome, estatuária relevante, com referência a personalidades importantes da sociedade portuguesa e a momentos emblemáticos da nossa história.

16 nov: 16h
Cemitério dos Prazeres
A vida do poeta Fernando Pessoa
Percurso temático que nos leva a conhecer um pouco da vivência do poeta, das suas relações familiares, amizades e também dos seus amores e desamores.

20 nov: 10h
Cemitério dos Prazeres
Jazigo dos Duques de Palmela
Obra ímpar na arquitetura funerária em Portugal
Concluído em 1849, é hoje considerado um dos maiores Mausoléus privados da Europa. Foi concebido pelo arquiteto-cenógrafo José Cinatti e Aquiles Rambois, para inumar os falecidos da família Palmela. Com capacidade para 200 corpos, tem no seu interior obras escultóricas de enorme valor artístico por Canova, Calmels, Teixeira Lopes ou Vítor Bastos. Nesta visita conta-se a história da construção do jazigo e da família.

22 nov: 16h
Cemitério do Alto de São João
A vida de algumas mulheres que se destacaram em diversas épocas, desde o século XIX até à atualidade
As histórias de ativistas e feministas republicanas como Adelaide Cabete e Ana de Castro Osório, escritoras e poetisas, como Maria Veleda e Judite Teixeira ou as atrizes e cantoras, Ivone Silva e Maria Severa, serão relembradas e partilhadas neste passeio, num dos mais emblemáticos cemitérios de Lisboa.

30 nov: 15h30
Cemitério dos Prazeres
Percurso subordinado ao tema da criminologia, da ciência forense e da medicina legal
Referência a figuras portuguesas relevantes da ciência forense, durante o século XIX e primeiro quartel do século XX, como Rodolfo Xavier da Silva ou o Juiz Francisco Maria da Veiga, realçando a contribuição dos cemitérios para o seu desenvolvimento. Destaque para alguns dos crimes e investigações que mais impacto tiveram na sociedade portuguesa da época como a censura da imprensa no Crime das Escadinhas da Mãe D’Água ou a metodologia inovadora empregue para identificar a vítima do Crime da Serra de Monsanto.

 

 

Inscrição obrigatória para cemiterios.visitas@cm-lisboa.pt


Local:

Praça São João Bosco, 568 213 961 511

cemiterio.prazeres@cm-lisboa.pt