Vasco Araújo
Exotismos - repensar o passado próximo

Vasco Araújo leva à Casa do Jardim da Estrela Exotismos, uma série de esculturas e esculturas sonoras que, recorrendo a frutas e plantas frequentemente apresentadas como exóticas, questionam a definição de civilização e a nossa relação com aquilo que consideramos como diferente.
Além destas, a mostra inclui também as obras da série É por isso que me Lembrei do Passado, por ter Medo do Futuro…, que exploram relações de poder, dependência e submissão, tanto enquadradas pelos contextos familiar, doméstico e social, como sustentadas em noções de exotismo e alteridade.
Adansonia, instalação de vídeo sobre desenho de grande formato que sugere uma analogia entre a história das plantas e a história dos seres humanos, é outra das peças em exposição.
No dia 8 de março, pelas 18 horas, realiza-se uma conversa a propósito da exposição que conta com a participação de Vasco Araújo, Nélia Dias e Ivo Meco. Propõe-se uma conversa entre o artista, a antropóloga Nélia Dias, professora no ISCTE, e o biólogo Ivo Meco, autor de Jardins de Lisboa: Histórias de Espaços, Plantas e Pessoas.
Terça a sábado, das 10h às 18h
Visita guiada: 15 fevereiro, às 15h30
Local:
umteatroemcadabairro.cjardimestrela@cm-lisboa.pt
Terça a sábado, das 10h às 18h