Uma Cozinha no Museu

No centenário de Querubim Lapa

artes
7 maio a 27 julho 2025
Museu Nacional do Azulejo
Uma Cozinha no Museu

A exposição assinala o centenário do nascimento de Mestre Querubim Lapa (1925-2016), um dos mais importantes ceramistas portugueses.

Trata-se da reconstituição da cozinha que Querubim Lapa concebeu, em 1988/1989, para um apartamento sito na Rua dos Correeiros, em Lisboa, e que foi adquirida para o Museu Nacional do Azulejo em 2023.

Querubim Lapa, cuja obra marcou de forma indelével o panorama azulejar desde meados do século XX, revelou, neste trabalho idealizado como uma obra de arte total, outra faceta do seu multifacetado perfil artístico. Desenvolvendo um imaginário associado aos alimentos e ao desejo, pleno de traços de humor e erotismo, privilegiou aqui a linguagem do desenho e da pintura na superfície plana do azulejo, exprimindo o seu domínio dos valores cromáticos da cerâmica e dos jogos de trompe l’oeil (pintura ilusória), aliado a uma reinterpretação da obra de outros artistas, como o italiano Giuseppe Arcimboldo (1527-1593).

A sua erudição, expressa nas citações mitológicas e nas alusões a fábulas conhecidas, alia-se a uma profunda compreensão da história da azulejaria, permitindo-lhe recriar, neste e em outros espaços de função semelhante, os revestimentos característicos das cozinhas do século XVIII.

Para além da cozinha com o revestimento azulejar original, a exposição inclui os estudos e desenhos realizados pelo Mestre, assim como uma maquete à escala do espaço, peça do Museu de Lisboa, e uma entrevista em formato vídeo à mulher do artista, a ceramista Suzana Barros Lapa e ao seu filho, o historiador de arte Pedro Lapa.

Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada, às 17h30)


Local: