Sara Maia
Ensinamentos para senhoritas
Sara Maia apresenta um conjunto de obras cuja escolha teve como ponto de partida o livro de contos de Luísa Costa Gomes, Visitar Amigos e Outros Contos.
Partindo dos exercícios do desenho e da pintura, Sara Maia é uma desconstrutora de estórias, criando composições em que se misturam tipologias de narrativas e de intenções. Simultaneamente, há uma referência histórica ou à estória de outrem com a sua visão política do mundo, num gesto que é sempre atento, livre, expressivo e mordaz. A figuração de Sara Maia percorre os limites do sarcástico, do erótico e do grotesco, mantendo as temáticas nas relações com a memória, os lugares, as viagens e as emoções mais profundas e recalcadas, explica Helena Mendes Pereira, diretora-geral e curadora da ZET, galeria de arte.
O trabalho de Sara Maia coloca em evidência as referências aos universos femininos e aos estereótipos sobre estes, sendo declaradamente ativista e reivindicativo. O título da exposição, que também é o título de uma das obras inéditas que a integra, traz-nos esta sugestão de revisitação do passado bafiento e de um lugar a que, durante séculos, as mulheres estiveram votadas: o do que é doméstico e encerrado no lar. O conjunto de obras ora apresentadas, na sua maioria inéditas, conta-nos muito, também, sobre a robustez plástica de uma artista que escolheu as margens das imagens e a ausência de limites formais do papel para se fazer ouvir, assegura a curadora.
Para esta exposição, Sara Maia apresenta três obras que resultaram de uma residência artística no México, em 2023, com marcas evidentes do imaginário que encontrou nessa viagem pela América Latina e pelos lugares mágicos da cultura Maia.
Segunda a sexta, das 10h às 18h
Local: