Poesia e qualquer coisa mais…

literatura, música
8 maio a 29 maio 2025
qui: 18h30
Atmosfera M
Poesia e qualquer coisa mais…

Este ciclo explora a poesia com outras formas de expressão artística, como a música, o fado e a interpretação.

A data de estreia, 8 de maio, conta com a participação do cantautor Marco Oliveira e da atriz Ana Sofia Paiva no recital poético-musical – Nos Passos de Ary – que celebra a vida e obra do poeta e letrista Ary dos Santos, um dos mais talentosos poetas da sua geração. O espetáculo guiará o público numa viagem intimista pelas palavras e músicas que marcaram uma geração, num tributo emocionante a um dos maiores nomes da cultura portuguesa.

A 15 de maio, o ciclo de poesia apresenta Canções Para Poetas, um espetáculo original de André Gago. Após iniciar a sua jornada na composição musical a compor música para espetáculos em 2012, com o projeto Beat Hotel e criar as canções para A Flor do Lácio, André Gago desenvolveu um vasto repertório de canções inspiradas em poemas de diversos autores portugueses, brasileiros e norte-americanos, incluindo Ary dos Santos, Daniel Faria, Ana Hatherly, Sophia de Mello Breyner, Vasco Graça Moura, Natália Correia, Alexandre O’Neill, Olavo Bilac, Oswald de Andrade, Lawrence Ferlinghetti e Jorge de Sena. Este trabalho culminou no projeto Canções Para Poetas, que agora apresenta.

O dia 22 de maio, conta com a participação de duas atrizes, Maria João Luís e Teresa Faria, que apresentarão Mulheres e Poemas. As duas artistas juntam-se para dar voz a poemas que falam sobre as mulheres, levando o público a conhecer a beleza e a força da poesia portuguesa, desde Camões a poetas contemporâneos.

A terminar, no dia 29 de maio, o ciclo Poesia e qualquer coisa mais… acolhe Helder Moutinho para um final de tarde de Fado Sem Rede, uma celebração da poesia tradicional popular e do fado Tradicional. O fadista, acompanhado por Ricardo Parreira na guitarra e João Filipe na viola, convida o público para uma jam session, um formato no qual alguns poetas apresentam as suas obras, juntamente com as melodias do fado tradicional.

Reservas: atmosferam.lisboa@montepio.pt, com indicação da sessão a que pretende assistir (limitado a 2 pessoas e à capacidade da sala).


Local: