Percurso guiados nos Cemitérios

visitas guiadas
6 dezembro a 13 dezembro 2025
Cemitério dos Prazeres
Percurso guiados nos Cemitérios

Os cemitérios são espaços ricos em memória, história e arte, onde o património cultural se revela em cada jazigo, escultura e elemento arquitetónico. Nestes percursos é possível conhecer os lugares de culto sob diferentes perspetivas.

6 dez: 10h-12h
Conhecer o Cemitério dos Prazeres
conheça a história do cemitério, a evolução desde a sua implantação, através do edificado tumular nas suas vertentes escultóricas, simbólicas, as personalidades e homenagens, incluindo a vista panorâmica sobre o Vale de Alcântara e a Ponte sobre o Tejo.

13 dez: 10h30-12h30
Simbologia no Cemitério dos Prazeres
Sabia que na decoração dos jazigos e monumentos do cemitério a escolha dos ornamentos não era aleatória? Os elementos gravados na pedra contam-nos histórias sobre o passado, através de animais, flores e alegorias, identificando famílias pelos brasões e profissões pelos instrumentos de trabalho; entre tudo isto e sempre presente, a Morte, incorporada em diferentes símbolos funerários.

Participação gratuita, mediante registo através de cemiterios.visitas@cm-lisboa.pt


Local:

Praça São João Bosco, 568 213 961 511

cemiterio.prazeres@cm-lisboa.pt