OBJECTivismo

O livro, enquanto objeto artístico e cultural, é o futuro. É a partir desta afirmação de Carlos Cabral Nunes, o curador da exposição OBJECT, com três núcleos expositivos, em Lisboa, onde estão intrincados os conceitos de objetivismo, objetualismo e objetivista.
Tal como o livro, objeto central desta exposição, também estes conceitos partilham uma herança filosófica e poética que remontam à primeira metade do século XX. É precisamente através destas duas dimensões que o livro-objeto artístico deve ser considerado, acrescentando uma terceira dimensão, a plástica.
O primeiro polo expositivo inaugura no espaço Atmosfera M, e tem como título OBJECTivismo, mostra que parte do objeto, enquanto ponto de reflexão, e a partir do qual, uma seleção de livros-objeto artístico são expostos conceptualmente, considerando as premissas de Ayn Rand e Ezra Pound e o modernismo inglês da década de 1930.
Assim, é a partir de Alberto Pimenta, Cruzeiro Seixas, Cabrita Reis, Joana Vasconcelos, alguns dos autores expostos, que noções como a consciência e identidade humana, o princípio de causalidade, e o poema enquanto objeto tangível se relacionam na criação de uma obra de arte.
Terça a sábado, das 14h às 20h
Ficha técnica:
Curadoria de Carlos Cabral Nunes
Local: