O Meu Bairro a Pé
Marvila

Depois de percorrer Santa Clara e Lumiar, o programa de visitas O Meu Bairro a Pé chega a Marvila. Ao longo de sete meses vai andar por bairros, ruas e antigas azinhagas e conhecer as histórias de quem lá vive, em itinerários dedicados à história e ao património e em percursos encenados, com a participação de moradores e artistas locais.
Intervenção Artística no Contentor
Percurso de Criatividade e Memória
27 e 29 de outubro: 10h30
Parque da Bela Vista, Casa da Pedra, Bairro do Armador
Começamos na entrada do Parque da Bela Vista, ponto de partida para uma viagem por espaços vivos da freguesia. A primeira paragem é a Casa da Pedra — um espaço cultural com peso na identidade local. Descemos até à rotunda entre a Flamenga e o Bairro do Armador, zona onde residem vários artistas da comunidade. No Bairro do Armador, visitamos um dos espaços fundamentais: o Kriativu. O percurso termina junto ao contentor onde o artista LS está a criar uma obra no âmbito do projeto O Meu Bairro a Pé, com participação aberta aos visitantes.
Artistas: LS e intervenientes locais
Encontro: Entrada do Parque da Bela Vista
Visita guiada por alunas e alunos da Escola Básica e Secundária Luís António Verney
30 de outubro: 11h30 e 14h30
31 de outubro: 11h30
Visita entre o Palácio da Mitra e a Fábrica Braço de Prata, realizada por alunas e alunos da Escola Básica e Secundária Luís António Verney. Entre os territórios onde as/os guias residem e estes que percorrem e mostram na visita, distam alguns quilómetros. Marvila é uma freguesia grande, com espaços e histórias muito distintas – esta viagem faz-se entre o tempo do barroco e o tempo atual, entre os seus territórios e estes espaços, novos para elas e eles, antigos na história da cidade.
Criação – Anabela Almeida e Sara Duarte; Adereços e figurinos – Carla Martinez; Consultoria para
música – Teresa Gentil; Participação – alunas e alunos dos 7.º e 8.º anos da Escola Básica e Secundária Luís António Verney; Professores que acompanham o projeto – Wagner Borges e Pedro Loureiro; Encomenda – Câmara Municipal de Lisboa, integrado no projeto O Meu Bairro a Pé; Produção – teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser; Apoio – Polo Cultural Gaivotas Boavista; Agradecimentos – Cristina Amaro, Fábrica Braço de Prata, Maria Louro, Nuno Duarte, Ricardo Infante da Câmara, ZDB.
Encontro: Palácio da Mitra, Rua do Açúcar, 56
Informações e marcações 218 170 593 / visitas.comentadas@cm-lisboa.pt